Mundo

Mercosul analisa recurso contra suspensão do Paraguai

O assessor jurídico se mostrou "confiante na atuação" dos encarregados pelo caso e reiterou que as resoluções adotadas pelo Mercosul "carecem de legalidade"

O presidente do Paraguai, Federico Franco: Franco assumiu o poder em 22 de junho, poucas horas depois do impeachment de Lugo (Reuters/Mario Valdez)

O presidente do Paraguai, Federico Franco: Franco assumiu o poder em 22 de junho, poucas horas depois do impeachment de Lugo (Reuters/Mario Valdez)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2012 às 18h28.

Assunção - O assessor jurídico do Ministério das Relações Exteriores paraguaio, Ernesto Velázquez, informou nesta terça-feira que o Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul já está analisando o recurso apresentado pelo governo do presidente Federico Franco contra a suspensão do país e a inclusão plena da Venezuela no bloco.

O recurso foi apresentado no dia 9 de julho. As deliberações sobre o pedido serão feitas pelo argentino Carlos María Correa, o paraguaio Roberto Ruiz Díaz, o uruguaio José María Gamio e os brasileiros Wilber Barral e Jorge Luis Fontoura.

"A partir de agora o tribunal tem seis dias para emitir uma decisão, ou seja, no domingo já devemos ter uma resposta para nossa reivindicação", disse Velázquez.

O assessor jurídico se mostrou "confiante na atuação" dos encarregados pelo caso e reiterou que as resoluções adotadas pelo Mercosul "carecem de legalidade".

"Se a demanda paraguaia for aceita, ficariam sem efeito as decisões tomadas na Cúpula de Mendoza (Argentina), e se a decisão for negativa, o Paraguai se reserva o direito de comparecer em outras instâncias internacionais", explicou.

O Paraguai, que também foi suspenso da Unasul, foi punido pela Argentina, Brasil e Uruguai, que consideraram que ocorreu uma ruptura democrática no país com a cassação do ex-presidente Fernando Lugo após um julgamento político que o considerou culpado por mau desempenho de suas funções.

Federico Franco assumiu o poder em 22 de junho, poucas horas depois do impeachment de Lugo. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaFederico FrancoFernando LugoImpeachmentMercosulParaguaiPolíticos

Mais de Mundo

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips