Mundo

May pedirá dissolução do Parlamento britânico a Elizabeth II

A chefe do Governo conservador comparecerá na quarta-feira ao palácio de Buckingham para a audiência com a soberana

Theresa May: a campanha oficial para as eleições de 8 de junho deve ser iniciada após a reunião (Dominic Lipinski/WPA Pool/Getty Images)

Theresa May: a campanha oficial para as eleições de 8 de junho deve ser iniciada após a reunião (Dominic Lipinski/WPA Pool/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 2 de maio de 2017 às 08h44.

Londres - A primeira ministra britânica, Theresa May, pedirá na quarta-feira à rainha Elizabeth II a dissolução do Parlamento após a convocação de eleições gerais, confirmou nesta terça-feira a residência oficial de Downing Street.

A chefe do Governo conservador comparecerá na quarta-feira ao palácio de Buckingham, residência oficial da família real, para a audiência com a soberana, e depois deve iniciar a campanha oficial para as eleições de 8 de junho.

A líder conservadora anunciou no mês passado a convocação de eleições para junho ao invés de esperar o término da atual legislatura, em maio de 2020, porque procura um mandato firme, segundo explicou, nas negociações sobre o "brexit".

Uma porta-voz da Comissão Eleitoral britânica confirmou hoje à Agência Efe que a campanha oficial começará na quinta-feira, dia 4.

Os políticos britânicos já participam da pré-campanha, centrada principalmente nas negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

O Governo britânico ativou em 29 de março o Artigo 50 do Tratado de Lisboa, que dá início às conversas formais de dois anos sobre os termos da saída britânica da UE, depois que os britânicos votaram a favor do "brexit" no referendo europeu realizado em 23 de junho.

Espera-se que o Reino Unido esteja fora do bloco europeu em março de 2019.

Acompanhe tudo sobre:Rainha Elizabeth IIReino UnidoTheresa MayUnião Europeia

Mais de Mundo

Vitória da extrema direita em duas eleições regionais na Alemanha enfraquece coalizão de Olaf Scholz

EUA dará 'última chance' a Israel e Hamas em próxima proposta de cessar-fogo; entenda

Queda de helicóptero em área vulcânica mata pelo menos 17 pessoas na Rússia

Executivo da Audi morre após cair em desfiladeiro de 200 metros durante escalada na Itália

Mais na Exame