Mundo

Manuscritos de Che são candidatos à "Memória do Mundo"

A coleção de manuscritos do Alcorão da Biblioteca Nacional do Egito também disputa o título

Uma manifestante segura uma bandeira com a imagem de Che Guevara (Louisa Gouliamaki/AFP)

Uma manifestante segura uma bandeira com a imagem de Che Guevara (Louisa Gouliamaki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2013 às 14h04.

Priorizar nos meus resultados Google

Paris - Os manuscritos originais da juventude de Ernesto Che Guevara figuram entre os documentos candidatos à inscrição no Registro Memória do Mundo que o Comitê Consultivo deste programa da Unesco irá estudar na próxima semana, informou um comunicado da organização.

O Comitê Consultivo Internacional do Programa Memória do Mundo se reunirá de 18 a 21 de junho em Gwangju (Coreia do Sul) para estudar 84 pedidos de inscrição apresentados por 54 países e por uma organização internacional.

Entre estas candidaturas figuram a coleção de manuscritos originais de Ernesto Che Guevara (Bolívia e Cuba), os arquivos da universidade de Toronto relativos à descoberta da insulina (Canadá) e a coleção de manuscritos do Alcorão da Biblioteca Nacional do Egito.

Criado em 1997, o Registro Memória do Mundo tem por objetivo proteger o patrimônio documental. Conta atualmente com 245 bens, que vão de discos originais da música de Carlos Gardel até as listas de ouro dos exames imperiais da dinastia Qing chinesa.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilAmérica LatinaProtestosComunismoCuba

Mais de Mundo

EUA e Irã voltam a trocar ataques após um mês; entenda o que aconteceu

Três meses antes de desastre, Nepal pediu mais dados da China sobre geleiras

EUA atacam Irã no Estreito de Ormuz após semanas de trégua

Uma em cada três famílias está endividada na Argentina