Mundo

Mais ricos dos EUA triplicaram seu patrimônio entre 1979 e 2007

De acordo com o relatório, a desigualdade econômica americana era maior há quatro anos atrás, comparando com a situação de mais de três décadas atrás

O relatório foi publicado em meio aos protestos do movimento "Ocupem Wall Street", que critica nos EUA os excessos do sistema financeiro e a desigualdade (Timothy A. Clary/AFP)

O relatório foi publicado em meio aos protestos do movimento "Ocupem Wall Street", que critica nos EUA os excessos do sistema financeiro e a desigualdade (Timothy A. Clary/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2011 às 06h24.

Washington - Os cidadãos mais ricos dos Estados Unidos quase triplicaram sua renda entre 1979 e 2007, enquanto as famílias mais pobres viram seu patrimônio crescer apenas 18% no mesmo período, indica um estudo divulgado nesta quarta-feira.

A receita líquida (depois do pagamento de impostos) dos 1% mais ricos do país aumentou 275% entre 1979 e 2007, assinala o relatório elaborado pelo Escritório de Orçamentos do Congresso.

Para 60% da população de classe média a receita cresceu 40%, enquanto para os 20% mais pobres o aumento foi de apenas 18%.

Estes números demonstram que a distribuição de renda nos EUA "era substancialmente mais desigual em 2007 do que em 1979", ressalta o estudo, que também revela que os 1% mais ricos concentravam 17% de toda a renda há quatro anos, contra 8% de três décadas atrás.

O relatório foi publicado em meio aos protestos do movimento "Ocupem Wall Street", que critica nos EUA os excessos do sistema financeiro e a desigualdade.

Também está em andamento o debate entre democratas e republicanos sobre as medidas mais adequadas para revitalizar o crescimento econômico e reduzir o alto índice de desemprego, que ronda 9%.

Acompanhe tudo sobre:BilionáriosEstados Unidos (EUA)Mercado financeiroMilionáriosPaíses ricosPolítica no BrasilProtestoswall-street

Mais de Mundo

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia

A discreta missa de Natal em uma região da Indonésia sob a sharia