Mundo

Mais ricos dos EUA triplicaram seu patrimônio entre 1979 e 2007

De acordo com o relatório, a desigualdade econômica americana era maior há quatro anos atrás, comparando com a situação de mais de três décadas atrás

O relatório foi publicado em meio aos protestos do movimento "Ocupem Wall Street", que critica nos EUA os excessos do sistema financeiro e a desigualdade (Timothy A. Clary/AFP)

O relatório foi publicado em meio aos protestos do movimento "Ocupem Wall Street", que critica nos EUA os excessos do sistema financeiro e a desigualdade (Timothy A. Clary/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2011 às 06h24.

Washington - Os cidadãos mais ricos dos Estados Unidos quase triplicaram sua renda entre 1979 e 2007, enquanto as famílias mais pobres viram seu patrimônio crescer apenas 18% no mesmo período, indica um estudo divulgado nesta quarta-feira.

A receita líquida (depois do pagamento de impostos) dos 1% mais ricos do país aumentou 275% entre 1979 e 2007, assinala o relatório elaborado pelo Escritório de Orçamentos do Congresso.

Para 60% da população de classe média a receita cresceu 40%, enquanto para os 20% mais pobres o aumento foi de apenas 18%.

Estes números demonstram que a distribuição de renda nos EUA "era substancialmente mais desigual em 2007 do que em 1979", ressalta o estudo, que também revela que os 1% mais ricos concentravam 17% de toda a renda há quatro anos, contra 8% de três décadas atrás.

O relatório foi publicado em meio aos protestos do movimento "Ocupem Wall Street", que critica nos EUA os excessos do sistema financeiro e a desigualdade.

Também está em andamento o debate entre democratas e republicanos sobre as medidas mais adequadas para revitalizar o crescimento econômico e reduzir o alto índice de desemprego, que ronda 9%.

Acompanhe tudo sobre:BilionáriosEstados Unidos (EUA)Mercado financeiroMilionáriosPaíses ricosPolítica no BrasilProtestoswall-street

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia