Mundo

Mais da metade dos russos consideram papel de Lênin positivo

Para 38% dos russos consultados, o fundador da União Soviética "teve um papel positivo na história nacional" e, para 13%, seu papel foi "totalmente positivo"


	Estátua de Lenin, em Simferopol: 26% das pessoas consultadas consideraram que o papel de Lênin foi "negativo" ou "claramente negativo", quando há sete anos eram 36%
 (Sergei Karpukhin/Reuters)

Estátua de Lenin, em Simferopol: 26% das pessoas consultadas consideraram que o papel de Lênin foi "negativo" ou "claramente negativo", quando há sete anos eram 36% (Sergei Karpukhin/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2014 às 16h08.

Mais da metade dos russos (51%) consideram que Lênin teve um "papel positivo na história nacional", segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, que aponta um aumento de onze pontos em relação à realizada em 2006.

Para 38% dos russos consultados, o fundador da União Soviética "teve um papel positivo na história nacional" e, para 13%, seu papel foi "totalmente positivo", segundo esta pesquisa realizada no fim de março pelo instituto independente Levada. Ela contou com a participação de 1.603 pessoas consideradas representativas da população russa em 45 regiões da Rússia.

Em 2006, somavam 40%, onze pontos a menos.

Já 26% das pessoas consultadas consideraram nesta ocasião que o papel de Lênin foi "negativo" ou "claramente negativo", quando há sete anos eram 36%.

Segundo o sociólogo do centro Levada Alexei Levinson, "o Kremlin tenta se apoiar nos símbolos da estabilidade soviética, despertando com isso um interesse maior por Lênin".

Nesta terça-feira, os russos lembraram o 144º aniversário do nascimento de Lênin. O corpo embalsamado do líder da Revolução de Outubro de 1917 está em um Mausoléu da Praça Vermelha desde a sua morte, em 1924.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRússia

Mais de Mundo

Zelensky diz que russos provocaram incêndio na usina nuclear de Zaporizhzhia

Biden diz que deixou campanha eleitoral para não criar "distrações" em eleição "vital"

Governo interino de Bangladesh expressa preocupação com ataques a minorias religiosas

Governo brasileiro condena ataque aéreo de Israel na Faixa de Gaza

Mais na Exame