Mundo

Cem líderes confirmam ida a Copenhague

Barack Obama estará na conferência no dia 9

Sede do Banco Central da Dinamarca (.)

Sede do Banco Central da Dinamarca (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Mais de cem chefes de Estado e de governo já confirmaram presença nas negociações previstas para a conferência climática patrocinada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Copenhague, anunciaram hoje funcionários do governo dinamarquês. O primeiro-ministro do país, Lars Loekke Rasmussen, convidou 191 líderes mundiais para os últimos dois dias da conferência, que ocorrerá entre 7 e 18 de dezembro. A expectativa é de que a conferência climática proporcione um novo pacto global capaz de substituir o Protocolo de Kyoto, o qual expira em 2012

O país escandinavo não divulgará nenhuma lista dos países cujos governantes confirmaram presença. Mas entre os líderes que já anunciaram publicamente que irão a Copenhague estão o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, o primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, e o primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que pretende passar por Copenhague no dia 9, antes, portanto, da cúpula com os demais líderes. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame