Mundo

Maioria dos americanos acredita que Obama tem culpa na crise

Pesquisa feita pelo USA Today apontou que 51% da população acreditam que o presidente tem parcela nos problemas econômicos do pais

Obama e Bush: americanos acham que os dois têm culpa pela crise (Getty Images)

Obama e Bush: americanos acham que os dois têm culpa pela crise (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2011 às 13h52.

Washington - Pela primeira vez desde que o presidente Barack Obama chegou à Casa Branca, a maioria dos americanos acredita que o governante tem pelo menos uma parcela de culpa nos problemas econômicos do país, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo jornal USA Today.

A pesquisa de opinião, feita pelo Instituto Gallup na semana passada entre 1.004 adultos, indica que 24% dos americanos acham que Obama tem "uma grande parcela de culpa" na situação econômica do país, o que representa um aumento de 10 pontos percentuais desde 2009.

A maioria dos entrevistados, 51%, acredita que o presidente tem "uma boa parcela ou pelo menos parte" da responsabilidade.

Há ainda 36% de americanos que acham que a situação foi provocada em grande parte pelo ex-presidente George W. Bush, o que representa uma quede de 7% entre os que manifestavam a mesma opinião em 2009, cinco meses depois de ter deixado a Casa Branca.

A pesquisa revela também que o pessimismo sobre a economia se agravou entre os americanos e que oito em cada dez entrevistados consideram que o país passa por uma recessão. Uma porcentagem semelhante acredita que a situação econômica do país não melhorou no último ano.

A pesquisa tem uma margem de erro de 4 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaCrise econômicaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Inflação na Argentina sobe 2,7% em outubro; a menor desde 2021

Israel ordena a evacuação de 14 cidades no sul do Líbano antes de atacá-las

Trump ganhou 1 milhão de votos entre 2020 e 2024; democratas perderam 9,4 milhões

Vendas de robôs aspiradores disparam com subsídio e promoção Double 11