Lula fala em defesa de Dilma; Serra lembra origem humilde
Na estreia da propaganda eleitoral gratuita, o presidente Lula mostrou apoio a Dilma, José Serra falou de seus tempos de UNE e Marina defendeu o meio ambiente
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h11.
Brasília - A primeira leva de propagandas do horário eleitoral foi veiculada no rádio na manhã desta terça-feira (17). Por ordem determinada por sorteio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Serra (PSDB) abriu a série dos candidatos no rádio. Com sete minutos, o programa do tucano tinha dois apresentadores. O nome de Lula não foi citado durante o programa, apenas no jingle de abertura.
O programa até falou de alguns projetos de infraestrutura que estão entre as propostas de José Serra, mas procurou apresentar o candidato contando sua história e falando sobre sua origem humilde. Serra contou sobre a época de presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e como conheceu o Brasil por causa do cargo.
Confira as palavras mais repetidas por José Serra:
Em seguida, o candidato do PSOL Plínio Arruda São Paulo teve um minuto, um segundo e 94 centésimos para falar. O início do programa fez menção ao destaque de Plínio no debate realizado pela Band, chamando-o de "primeirão". Plínio conversou com os ouvintes e depois um locutor avisou que Plínio "parece frágil mas não é, lutou contra uma ditadura perversa, o medo e o exílio."
Confira as palavras mais repetidas pelo candidato do PSOL:
O candidato do PCO Rui Costa Pimenta não utilizou seus 55 segundos e 56 centésimos de tempo de propaganda gratuita. No horário reservado para o partido, a mensagem "Horário reservado ao PCO, Partido da Causa Operária" foi repetida várias vezes.
<hr> <p class="pagina">Já Zé Maria (PSTU) criticou o governo petista e o governo tucano. No programa, foi dito que "a vida não mudou para quem ganha pouco e trabalha muito, para quem conhece a violência e perdeu a casa na chuva." O slogan "contra burguês, vote 16", que ficou conhecido em 1998, foi repetido.</p>
Confira o que foi dito por Zé Maria:
O programa da candidata do PT, Dilma Rousseff, começou na sequência. O formato começa com uma música de abertura e um locutor cumprimenta os ouvintes e avisa que o programa será sempre veiculado às terças, quintas e sábados. Em seguida, o jingle oficial da campanha, que diz que Dilma ajudou o presidente Lula a fazer um Brasil melhor.
Lula teve participação no programa, mostrando seu apoio à candidata. "Eu estou com Dilma porque conheço sua competência. Boa parte do sucesso do nosso governo se deve ao trabalho dela. Dilma conhece o Brasil, os seus problemas e, principalmente, as soluções. Ela vai continuar no importante trabalho que começamos e realizamos juntos. É por tudo isso que eu estou com Dilma", disse o presidente.
Confira as palavras mais ditas por Dilma Rousseff:
Os eleitores poderão ter participação nos próximos programas, enviando histórias sobre como a vida mudou com o governo Lula. O horário de Dilma é encerrado com uma música que fala como se fosse o presidente, dizendo que vai deixar nas mãos dela o povo, pois sabe que vai dar continuidade a seu trabalho. Que o povo vai ganhar uma "mãe".
Depois de Dilma foi a vez de José Maria Eymael (PSDC). O programa começa com o conhecido jingle do "democrata cristão" e segue com um discurso do candidato. O programa ainda chama o eleitor a participar do programa eleitoral à noite na televisão, onde Eymael responderá perguntas ao vivo.
Veja as palavras mais ditas pelo democrata cristão:
Levy Fidelix (PRTB) foi o próximo da lista. O candidato falou praticamente o tempo todo, e defendeu porque queria ser presidente do país. Seu famoso projeto do aerotrem, no entanto, não foi citado.
Confira o que mais foi dito por Levy Fidelix:
No horário reservado para o Partido Verde, a candidata Marina Silva falou praticamente o tempo todo sobre a defesa e a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Veja as palavras mais repetidas pela candidata:
O programa é encerrado com o jingle oficial da campanha.
O horário reservado para o candidato Ivan Pinheiro, do PCB, não é utilizado. A mensagem "horário reservado ao PCB, Partido Comunista Brasileiro" foi repetida durante os 55s56 destinados ao partido.
Leia mais: Jingles de Serra e Dilma citam Lula