Mundo

Lula critica tentativa de barrar posse de Tiririca

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou neste domingo pela manhã em São Bernardo do Campo (SP)

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2010 às 10h41.

São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez hoje, após votar em São Bernardo do Campo (SP), uma dura crítica à tentativa de se barrar a posse do deputado eleito Francisco Everaldo Oliveira Silva (PR-SP), conhecido como Tiririca, que venceu a eleição com 1,3 milhão de votos. Ele também criticou a "falta de clareza" sobre a validade da Lei da Ficha Limpa, se para a atual eleição ou para a próxima.

"O que estão fazendo com o Tiririca é um desrespeito com um milhão de pessoas que votaram nele", afirmou Lula. Indagado se senadores e deputados que aprovaram a Ficha Limpa não tinham uma parcela de culpa, Lula concordou e brincou com o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que estava presente no local, simulando uma agressão ao parlamentar.

Lula criticou também a tentativa de politizar a religião e de explorar a fala do papa Bento XVI contra o aborto na campanha. "A Igreja Católica sempre foi contrária ao aborto e todos os papas já disseram isso", afirmou. Lula tem viagem programada para Brasília, onde deve acompanhar a apuração do Palácio da Alvorada.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPolíticaDemocraciaEleiçõesEleições 2010

Mais de Mundo

China supera EUA em lançamentos de submarinos entre 2021 e 2025

Putin recebe chanceler de Cuba em meio a crise de combustível

Negociações em Genebra entre Rússia, Ucrânia e EUA acabam sem acordo

Gabão suspende redes sociais e cita risco à segurança nacional