Mundo

Lobão acena mais leilões de energia eólica em 2010

Ministro diz que poderá haver outros leilões em 2010

Ministro das Minas e energia, Edison Lobão, disse estar satisfeito com resultado do primeiro leilão de energia eólica do Brasil (.)

Ministro das Minas e energia, Edison Lobão, disse estar satisfeito com resultado do primeiro leilão de energia eólica do Brasil (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

O ministro de Minas e energia, Edison Lobão, disse hoje (17) que o governo provavelmente realizará novos leilões de energia eólica em 2010. Segundo ele, isso se deve ao sucesso obtido no primeiro leilão desse tipo, realizado no dia 14 de dezembro.

O leilão de energia eólica foi um sucesso imenso, alcançando um resultado positivo por um preço bastante razoável [R$ 148 por Megawatt/hora], avaliou. Provavelmente faremos leilões em 2010, acrescentou.

Segundo Lobão, com o primeiro leilão realizado, será possível instalar inúmeros parques no Brasil, que garantirão energia por um bom tempo.

O ministro reiterou algumas críticas s dificuldades para obtenção de licenças ambientais para a construção de hidrelétricas. Eu considero o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] uma necessidade. Mas ele precisa considerar o interesse nacional, e a energia elétrica é interesse fundamental do povo brasileiro. Se as exigências do Ibama forem além da fronteira do razoável, não estará servindo ao interesse nacional, argumentou.

Não posso construir hidrelétricas e manter a segurança energética desejada pelo povo se eu não tiver as licenças. A alternativa seria, então, as termelétricas. Ou então o racionamento, que não pode ser considerado uma alternativa válida, disse Lobão, ao deixar reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame