Mundo

Lobão acena mais leilões de energia eólica em 2010

Ministro diz que poderá haver outros leilões em 2010

Ministro das Minas e energia, Edison Lobão, disse estar satisfeito com resultado do primeiro leilão de energia eólica do Brasil (.)

Ministro das Minas e energia, Edison Lobão, disse estar satisfeito com resultado do primeiro leilão de energia eólica do Brasil (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

O ministro de Minas e energia, Edison Lobão, disse hoje (17) que o governo provavelmente realizará novos leilões de energia eólica em 2010. Segundo ele, isso se deve ao sucesso obtido no primeiro leilão desse tipo, realizado no dia 14 de dezembro.

O leilão de energia eólica foi um sucesso imenso, alcançando um resultado positivo por um preço bastante razoável [R$ 148 por Megawatt/hora], avaliou. Provavelmente faremos leilões em 2010, acrescentou.

Segundo Lobão, com o primeiro leilão realizado, será possível instalar inúmeros parques no Brasil, que garantirão energia por um bom tempo.

O ministro reiterou algumas críticas s dificuldades para obtenção de licenças ambientais para a construção de hidrelétricas. Eu considero o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] uma necessidade. Mas ele precisa considerar o interesse nacional, e a energia elétrica é interesse fundamental do povo brasileiro. Se as exigências do Ibama forem além da fronteira do razoável, não estará servindo ao interesse nacional, argumentou.

Não posso construir hidrelétricas e manter a segurança energética desejada pelo povo se eu não tiver as licenças. A alternativa seria, então, as termelétricas. Ou então o racionamento, que não pode ser considerado uma alternativa válida, disse Lobão, ao deixar reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Atentado na Austrália: tudo o que se sabe até agora

Sintomas 'Gripe K': o que se sabe sobre o novo vírus na América Latina

Apuração em Honduras é retomada com vantagem de Asfura, apoiado por Trump

Kast promete 'mudança real' e diz que será 'presidente de todos' no Chile