Mundo

Líderes do leste da África abordam conflito do Sudão do Sul

Os líderes dos países do leste da África se reúnem em Nairóbi para tentar encontrar uma solução à crise do Sudão do Sul

Líderes da Autoridade Internacional para o Desenvolvimento (Igad, na sigla em inglês): líderes tentam encontrar uma solução à crise no Sudão (AFP/Getty Images)

Líderes da Autoridade Internacional para o Desenvolvimento (Igad, na sigla em inglês): líderes tentam encontrar uma solução à crise no Sudão (AFP/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2013 às 09h57.

Nairóbi - Os líderes dos países do leste da África integrados na Autoridade Internacional para o Desenvolvimento (Igad, na sigla em inglês) se reúnem nesta sexta-feira em Nairóbi para tentar encontrar uma solução à crise do Sudão do Sul.

Os chefes de Estado de Etiópia, Djibuti, Somália e Sudão realizarão uma cúpula na residência oficial do presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, em Nairóbi, onde também abordarão a situação da Somália.

Ao encontro foi convidado o presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, com quem Kenyatta já se reuniu ontem, na companhia do presidente rotativo da União Africana (UA) e chefe de Estado etíope, Hailemariam Desalegn.

Embora não tenha sido informado o resultado da reunião de ontem, um dos objetivos foi abrir linhas de comunicação com o líder rebelde, Riak Mashar, segundo o secretário do Ministério das Relações Exteriores queniano, Karanja Kibicho.

"Estamos tentando falar com Riak Mashar. Muito pouca gente no mundo tentou falar com ele", declarou Kibicho ontem à emissora queniana "Capital FM".

A Igad está formada por Etiópia, Sudão, Quênia, Uganda, Somália e Djibuti.

O presidente do Sudão do Sul se comprometeu ontem a dialogar com seu principal rival político, o ex-vice-presidente Riak Mashar, na próxima semana na Etiópia para tentar encontrar uma solução à crise.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaCrise políticaSudão

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo