Mundo

Líder supremo do Irã culpa EUA pela criação do EI

O líder iraniano acusou os Estados Unidos e seu aliado regional, a Arábia Saudita, de financiarem militantes linhas-duras sunitas, incluindo o EI

Khamenei: "a reivindicação americana de luta contra o EI é uma mentira", disse (foto/AFP)

Khamenei: "a reivindicação americana de luta contra o EI é uma mentira", disse (foto/AFP)

R

Reuters

Publicado em 12 de junho de 2017 às 19h00.

Ancara - O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, culpou nesta segunda-feira os Estados Unidos pela instabilidade no Oriente Médio e disse que a luta de Washington contra o grupo militante Estado Islâmico é "uma mentira".

"Vocês (os Estados Unidos) e seus agentes são a origem da instabilidade no Oriente Médio... quem criou o Estado Islâmico? A América. A reivindicação americana de luta contra o Estado Islâmico é uma mentira", disse Khamenei em encontro com autoridades iranianas de alto escalão, de acordo com seu site oficial.

O Irã e os Estados Unidos cortaram laços diplomáticos pouco após a revolução islâmica iraniana de 1979, e a hostilidade com Washington tem sido um ponto de encontro para apoiadores linhas-duras de Khamenei no Irã.

Khamenei realizou diversas afirmações denunciando os EUA desde o início do mês sagrado muçulmano do Ramadã, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, tem falado contra o Irã em termos duros desde que assumiu a Presidência, indicando que irá reverter as tentativas do governo anterior de reaproximação com Teerã.

O líder iraniano acusou os Estados Unidos e seu aliado regional, a Arábia Saudita, de financiarem militantes linhas-duras sunitas, incluindo o Estado Islâmico, que realizou seu primeiro ataque no Irã na quarta-feira, matando 17 pessoas em Teerã.

Riad negou envolvimento nos ataques suicidas a bomba e ataques a tiros no Parlamento iraniano e no mausoléu do fundador da República Islâmica, aiatolá Ruhollah Khomeini.

O presidente do Irã, Hassan Rhouhani, que é a favor de abertura do país para o mundo, condenou os ataques, sem apontar diretamente para qualquer país.

Khamenei disse que o Irã não possui intenção de normalizar laços com os Estados Unidos.

"O governo americano é contra um Irã independente... Eles possuem problemas com a existência da República Islâmica do Irã. A maioria dos nossos problemas com eles não pode ser resolvida", disse Khamenei segundo a agência de notícias semioficial Fars.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEstados Unidos (EUA)Irã - País

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo