Mundo

Líbia gerencia produção limitada de petróleo após confrontos

Líbia está produzindo 128 mil barris de petróleo por dia a partir de campos ligados ao porto de Hariga, localizado no leste do país


	Confronto na Líbia: produção da Líbia, membro da Opep, está muito abaixo dos 1,6 milhão de barris diários que produzia antes de 2011
 (Esam Omran Al-Fetori/Reuters)

Confronto na Líbia: produção da Líbia, membro da Opep, está muito abaixo dos 1,6 milhão de barris diários que produzia antes de 2011 (Esam Omran Al-Fetori/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de dezembro de 2014 às 11h15.

Benghazi - A Líbia está produzindo 128 mil barris de petróleo por dia a partir de campos ligados ao porto de Hariga, localizado no leste do país, afirmou um executivo do setor de petróleo nesta segunda-feira, enquanto confrontos interrompem a operação em dois importantes portos, Es Sider e Ras Lanuf.

A produção da Líbia, membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), está muito abaixo dos 1,6 milhão de barris diários, volume que produzia antes de 2011, quando o líder Muammar Gaddafi foi morto.

Seus dois maiores portos, Es Sider e Ras Lanuf, pararam de funcionar devido a confrontos entre as forças aliadas ao governo internacionalmente reconhecido da Líbia e as que são leais a um grupo rival chamado Amanhecer Líbio, que tomou o controle de Trípoli em agosto.

Vários tanques de armazenamento de petróleo em Es Sider ficaram em chamas por dias após os confrontos. O fogo destruiu mais de dois dias de produção do país, disseram autoridades no domingo.

Forças aliadas ao Amanhecer Líbio lançaram uma ofensiva destinada a apreensão do porto, há duas semanas, provocando ataques aéreos de retaliação na sua base ocidental, Misrata.

Es Sider é alimentado a partir de campos geridos pela Waha Oil, uma joint-venture entre a National Oil Corp da Líbia e as empresas norte-americanas Hess, Marathon e ConocoPhillips.

Os portos de Zawiya e Mellitah, no oeste, também suspenderam as exportações de petróleo com o conflito que encerrou a conexão com os campos de El Sharara e El Feel.

O porto de Brega, a leste de Ras Lanuf, ainda está aberto, mas o seu petróleo abastece principalmente a refinaria de Zawiya.

Hariga, localizado no leste, perto da fronteira com o Egito, foi poupada dos combates registrados em grande parte do país com brigadas de ex-rebeldes, que combateram para derrubar Gaddafi e agora competem por poder político e uma parte das receitas de petróleo da Líbia.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaCommoditiesEnergiaLíbiaPetróleo

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país