Mundo

Liberais alemães insistem em proposta de redução tributária

Berlim - O co-governamental Partido Liberal Alemão (FDP) aponta a que deve se aproveitar do forte impulso econômico para estudar reduções tributárias, questão na qual essa legenda insiste desde o início da legislatura e que foi motivo de discórdia recorrente na coalizão da chanceler Angela Merkel. "Mantemos em perspectiva uma descarga (fiscal) em interesse do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2010 às 09h41.

Berlim - O co-governamental Partido Liberal Alemão (FDP) aponta a que deve se aproveitar do forte impulso econômico para estudar reduções tributárias, questão na qual essa legenda insiste desde o início da legislatura e que foi motivo de discórdia recorrente na coalizão da chanceler Angela Merkel.

"Mantemos em perspectiva uma descarga (fiscal) em interesse do crescimento, a criação de postos de trabalho e uma maior justiça nos rendimentos. Se há margem de manobra, deve ser aproveitada", aponta Guido Westerwelle, presidente do FDP e ministro de Exteriores, em entrevista ao "Bild am Sonntag".

Westerwelle, vice-chanceler na coalizão de Merkel, insiste em que o sistema fiscal deve ser "simplificado", especialmente para a classe média, à qual deve sser aliviada para "favorecer" o crescimento econômico.

O líder liberal insiste assim no que foi seu cavalo de batalha desde o início da segunda legislatura de Merkel, já à frente da atual coalizão de centro-direito, e apesar da rejeição expressa a isso vindo das filas da União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler.

Westerwelle sustenta sua tese no inesperado crescimento da economia alemã no segundo trimestre do ano -um 2,2 % do Produto Interno Bruto (BIP) - e enquanto se baralho já uma correção em alta das previsões globais do ano.

Segundo "Der Spiegel", o Governo estima que o crescimento do PIB este 2010 poderia chegar a 3%, o que, se for confirmado, dobraria as previsões ainda vigentes de 1,5 %.

Leia mais notícias sobre a Alemanha.

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaAlemanhaImpostosLeãoreformas

Mais de Mundo

Ladrões usam furadeira e roubam 30 milhões de euros em banco da Alemanha

Israel vai suspender mais de 20 organizações humanitárias em Gaza

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país