Mundo

Letta dá por encerrada 'era Berlusconi' após duas décadas

"Berlusconi pediu e tentou fazer o governo cair, mas não o conseguiu, porque o Parlamento está em sintonia com o país', afirmou o primeiro ministro da Itália


	Silvio Berlusconi ao celular: 'Acho que uma era se encerrou', disse Letta em entrevista após a crise aberta por Berlusconi ao retirar seus cinco ministros
 (Tony Gentile/Reuters)

Silvio Berlusconi ao celular: 'Acho que uma era se encerrou', disse Letta em entrevista após a crise aberta por Berlusconi ao retirar seus cinco ministros (Tony Gentile/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2013 às 12h17.

Roma - O primeiro-ministro da Itália, Enrico Letta, deu neste domingo por encerrados os últimos 20 anos da política do país, protagonizados pelo ex-primeiro-ministro conservador Silvio Berlusconi, após a crise de governo recém superada.

'Acho que uma era se encerrou', disse Letta em entrevista ao canal de televisão 'Sky TG24', assegurando que não há volta depois que na quarta-feira passada o Parlamento renovou o apoio a seu governo com um voto de confiança, após a crise aberta por Berlusconi ao retirar seus cinco ministros.

'Penso que na quarta-feira passada fecharam-se 20 anos de um modo político. Com um enfrentamento político muito forte, Berlusconi pediu e tentou fazer o governo cair, mas não o conseguiu, porque o Parlamento está em sintonia com o país', asseverou Letta.

'Eu via as pesquisas e o que a opinião pública pensava. Ela queria que o governo continuasse. Assumi um risco, porque não busquei mediações', analisou.

'Fui ao Parlamento e disse: 'eu quero continuar assim. Se há condições para continuar como (tem sido) até agora, prefiro terminar aqui e ir para casa'. Já disse isso antes, que não pensava em governar a qualquer custo', acrescentou.

Letta argumentou que na Itália não se voltará a repetir uma crise de governo como a atual, porque com o voto de confiança de quarta-feira 'virou-se página definitivamente', mas se mostrou 'respeitoso' com as turbulências que vive o partido de Berlusconi, o Povo da Liberdade (PDL).

Acompanhe tudo sobre:EuropaItáliaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticosSilvio Berlusconi

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia