Mundo

Leilão de energia existente "A-0" termina sem negociação

Leilão negociaria energia para cobrir as necessidades de contratação das distribuidoras no período de 1º de julho de 2013 a 30 de junho de 2014


	Torres de transmissão de energia no Brasil: leilão já chegou a ser remarcado e alterado diante de expectativas de que não houvesse oferta
 (Getty Images)

Torres de transmissão de energia no Brasil: leilão já chegou a ser remarcado e alterado diante de expectativas de que não houvesse oferta (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2013 às 13h35.

São Paulo - O leilão de energia existente "A-0" terminou sem negociação de energia, segundo informações no site da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta segunda-feira.

O leilão "A-0" negociaria energia para cobrir as necessidades de contratação das distribuidoras no período de 1º de julho de 2013 a 30 de junho de 2014, e chegou a ser remarcado e alterado diante de expectativas de que não houvesse oferta.

Agentes do setor com energia disponível para venda já não ofertaram energia em outro leilão de curto prazo --o de ajuste "A-1", feito em março-- já que o preço-teto estabelecido para venda de energia na competição era menor que a expectativa de preço de energia no mercado de curto prazo (PLD).

O preço-teto da energia no leilão desta segunda-feira era de 171,8 reais por megawatt-hora e agentes do setor consideravam que, com a melhora na situação dos reservatórios das hidrelétricas e desligamento de algumas térmicas, o cenário de preço estava melhor para permitir a negociação de energia na competição.

O leilão desta segunda-feira durou apenas 6 minutos.

Com o fracasso do leilão, as distribuidoras ainda têm necessidade de contratar cerca de 2 mil MW de energia no curto prazo para cobrir falta da energia das geradoras que não renovaram concessões de forma antecipada e não disponibilizaram energia às concessionárias na forma de cotas. (Reportagem de Anna Flávia Rochas; Edição de Aluísio Alves)

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaLeilõesServiços

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame