Mundo

Lei do Casamento Igualitário entra em vigor no Uruguai

Aprovada há quatro meses, a lei que permite a união de casais homossexuais foi proposta pela coalizão de esquerda Frente Ampla, que apoia o governo


	Casamento gay: pela nova legislação, a instituição do matrimônio "implicará a união de dois cônjuges, independentemente do gênero e da orientação sexual destes".
 (Fred Tanneau/AFP)

Casamento gay: pela nova legislação, a instituição do matrimônio "implicará a união de dois cônjuges, independentemente do gênero e da orientação sexual destes". (Fred Tanneau/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2013 às 14h04.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília – A partir de hoje (5) entra em vigor no Uruguai a Lei do Casamento Igualitário, que permite a união de casais homossexuais. Aprovada há quatro meses, a lei foi proposta pela coalizão de esquerda Frente Ampla, que apoia o governo, e teve respaldo dos parlamentares de oposição.

Com a entrada em vigor da lei, o Registro Civil uruguaio começará a receber as primeiras inscrições para iniciar os trâmites legais e determinar a data da cerimônia. A legislação foi aprovada no dia 10 de abril pela Câmara dos Deputados uruguaia após tramitar pelo Senado e no dia 3 de maio foi promulgada pelo presidente José Mujica.

Pela nova legislação, a instituição do matrimônio "implicará a união de dois cônjuges, independentemente do gênero e da orientação sexual destes, nos mesmos termos, com iguais efeitos e formas de dissolução estabelecidas até o momento pelo Código Civil".

O casal uruguaio Sergio Miranda, 45 anos, e Rodrigo Borda, 39 anos, que vivem juntos há 14 anos em Montevidéu, espera ser o primeiro casal homossexual a se unir oficialmente, após inscrição no Registro Civil.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados do Uruguai aprovou a legalização da maconha. A proposta seguiu para votação no Senado. Se aprovada, o Uruguai será o primeiro país em que o Estado controlará a produção e a venda da droga.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCasamentoPreconceitosGaysLGBTUruguai

Mais de Mundo

Itália autoriza prisão de adolescentes de 14 anos em protestos após violência nas ruas

Itamaraty critica falas de Milei sobre suposta fraude no 2º turno das eleições

Sucessão na ONU: na estreia das cédulas do veto, os três favoritos são barrados

Protestos na França impulsionam campanha de Marine Le Pen à presidência