Mundo

Legisladores de Washington aprovam casamento homossexual

A expectativa é que a nova lei seja promulgada nos próximos dias pela governadora, que se manifestou a seu favor

A aprovação da lei pode transformar Washington no sétimo estado dos Estados Unidos a autorizar o casamento homossexual (Mario Tama/Getty Images/AFP)

A aprovação da lei pode transformar Washington no sétimo estado dos Estados Unidos a autorizar o casamento homossexual (Mario Tama/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2012 às 12h11.

Los Angeles - A Câmara de Representantes do estado de Washington (oeste dos EUA) votou nesta quarta-feira uma lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A expectativa é que esta seja promulgada nos próximos dias pela governadora, que se manifestou a seu favor, informaram autoridades.

A governadora Christine Gregoire tem cinco dias para assinar a lei, o que pode transformar Washington no sétimo estado dos Estados Unidos a autorizar o casamento homossexual.

"A lei foi votada por 55 votos a favor e 43 contra", afirmou à AFP um funcionário do escritório de informação da Câmara dos Representantes em Olympia, a capital do estado, no sudoeste de Seattle.

A governadora "tem cinco dias para assinar o texto, depois de tê-lo recebido", completou o funcionário, que não quis ser identificado. "Podemos calcular que receberá o texto em alguns dias", afirmou.

Gregoire afirmou no mês passado que era a favor da lei e que a aprovaria se fosse aprovada pelos parlamentares. O Senado do estado já a adotou na semana passada.

A promulgação da lei tornará Washington no sétimo estado dos Estados Unidos a autorizar o casamento homossexual, depois de Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Vermont e Nova York, aos quais se soma a capital federal, Washington.

O voto ocorre um dia depois de a corte federal de apelações de São Francisco derrubar a "Preposição 8", que retirou dos homossexuais da Califórnia o direito de se casar, o que tinha sido possível brevemente em 2008.

No entanto, o caso californiano ainda está pendente de uma possível apelação diante da Suprema Corte.

Acompanhe tudo sobre:CasamentoEstados Unidos (EUA)GaysJustiçaLGBTPaíses ricosPreconceitos

Mais de Mundo

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional