O secretário de Estado americano, John Kerry: ele viaja ao Oriente Médio com o objetivo de formar uma coalizão contra EI (Chip Somodevilla/AFP)
Da Redação
Publicado em 9 de setembro de 2014 às 17h08.
Washington - O secretário de Estado americano, John Kerry, viajou nesta terça-feira ao Oriente Médio para lançar uma ofensiva diplomática destinada a formar uma coalizão para combater os militantes do Estado Islâmico no Iraque e na Síria.
O chefe da diplomacia americana partiu pela manhã para Amã, na Jordânia, primeira escala de sua viagem que começa na quarta-feira.
Depois, Kerry irá a Jidá, na Arábia Saudita, onde durante dois dias vai se reunir com autoridades de Iraque, Jordânia, Egito, Turquia e de seis países integrantes do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, em inglês): Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Omã.
A chegada de Kerry à região ocorre em meio ao anúncio da formação de um novo governo no Iraque e com o esperado discurso do presidente Barack Obama, que deve estabelecer uma estratégia para derrotar os jihadistas.