Mundo

Kerry teve conversas com Putin sobre Ucrânia e Síria

O secretário de Estado americano disse que teve conversas francas com o presidente russo sobre Ucrânia, Síria e Irã


	O secretário de Estado americano, John Kerry: Kerry se encontrou com o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, durante mais de quatro horas, antes de se reunir com Putin
 (Yuri Gripas/Reuters)

O secretário de Estado americano, John Kerry: Kerry se encontrou com o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, durante mais de quatro horas, antes de se reunir com Putin (Yuri Gripas/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2015 às 16h17.

Sochi - O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse que teve conversas "francas" sobre Ucrânia, Síria e Irã com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta terça-feira, e destacou que é importante que os dois países mantenham contato.

Com os Estados Unidos e a Rússia em lados opostos nos conflitos na Ucrânia e na Síria, a viagem de Kerry pareceu destinada apenas para manter contato, num momento em que as relações russo-americanas estão no ponto mais baixo desde a Guerra Fria.

Kerry se encontrou com o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, durante mais de quatro horas, antes de se reunir com Putin no resort de Sochi, no mar Negro, no que foi a visita norte-americana de mais alto nível à Rússia desde o início da crise na Ucrânia, em 2013.

"Tivemos discussões francas com o presidente Putin e ministro Lavrov sobre questões-chave, incluindo negociações com o Irã, a Síria, a Ucrânia", disse Kerry em seu Twitter.

"É importante mantermos abertas as linhas de comunicação entre os EUA e a Rússia." De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores russo, Lavrov disse a Kerry: "As tentativas de nos pressionar com sanções levam a um beco sem saída... A cooperação só é possível com base em direitos equitativos e justos, sem tentativas de ditar e coagir."

As relações entre Washington e Moscou pioraram desde que a Rússia anexou a península da Crimeia em março do ano passado e apoio rebeldes pró-Rússia na Ucrânia. Moscou acusa Washington de orquestrar a queda do presidente da Ucrânia no ano passado, que era apoiado pela Rússia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaIrã - PaísJohn KerryPolíticosRússiaSíriaUcrâniaVladimir Putin

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal