Mundo

Kerry e Lavrov falam por telefone de avião russo derrubado

"O secretário de Estado destacou a importância de que os avanços para uma solução diplomática na Síria continuem sem obstáculos", acrescentou o comunicado


	Kerry e Lavrov em encontro em Genebra: nesta terça-feira, um caça-bombardeiro Su-24 russo foi abatido por dois caças turcos F-16
 (Evan Vucci/AFP)

Kerry e Lavrov em encontro em Genebra: nesta terça-feira, um caça-bombardeiro Su-24 russo foi abatido por dois caças turcos F-16 (Evan Vucci/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2015 às 16h31.

O secretário de Estado americano, John Kerry, falou por telefone com o colega russo, Sergei Lavrov, e pediu uma redução das tensões, depois que a Turquia derrubou um avião militar russo perto da fronteira entre a Turquia e a Síria, informaram funcionários americanos nesta quarta-feira.

Em sua conversa com o ministro russo, Kerry ofereceu suas condolências pela morte do piloto do avião derrubado, revelou o Departamento de Estado em uma curta declaração.

Kerry "pediu calma e diálogo entre funcionários turcos e russos nos próximos dias e destacou a necessidade de que as duas partes não permitam que este incidente contribua para a escalada das tensões entre os dois países ou na Síria", acrescentou o texto.

Moscou disse que as forças especiais russas e sírias tinham resgatado um dos dois tripulantes do avião, mas confirmaram que o segundo piloto e um soldado enviado para resgatá-lo morreram.

"O secretário de Estado destacou a importância de que os avanços para uma solução diplomática na Síria continuem sem obstáculos", acrescentou o comunicado.

Nesta terça-feira, um caça-bombardeiro Su-24 russo foi abatido por dois caças turcos F-16. Ancara afirma que a aeronave estava no espaço aéreo turco, mas Moscou diz que sobrevoava a Síria.

John Kerry iniciará uma visita pela Europa na próxima segunda-feira, que o levará primeiro a Paris para a conferência internacional sobre o clima, e depois a Bruxelas, onde participará de uma reunião da Otan na qual o caso sírio estará na ordem do dia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaJohn KerryPolíticosSíriaTurquia

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem