Mundo

'Karen' pode chegar em Nova Orleans como furacão

A tempestade tropical "Karen" se fortaleceu nas últimas horas, e na próxima sexta pode se transformar em um furacão em frente a Nova Orleans


	Fortes ventos e grandes ondas em Nova Orleans: tempestade se desloca com uma velocidade de 19 km/h e meteorologistas afirmam que se transformará em furacão 
 (Frederic J. Brown/AFP)

Fortes ventos e grandes ondas em Nova Orleans: tempestade se desloca com uma velocidade de 19 km/h e meteorologistas afirmam que se transformará em furacão  (Frederic J. Brown/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2013 às 13h31.

Miami - A tempestade tropical "Karen" se fortaleceu nas últimas horas, com ventos de 100 quilômetros por hora, próxima ao litoral do sudeste do México e na próxima sexta-feira pode se transformar em um furacão em frente a Nova Orleans.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, com sede em Miami, disse no boletim das 11h (em Brasília) que a tempestade está a 105 quilômetros ao noroeste de Cabo Catoche, no estado mexicano de Quintana Roo, e a 775 quilômetros ao sul da foz do rio Mississipi.

A tempestade se desloca em direção ao noroeste com uma velocidade de 19 km/h e os meteorologistas do NHC afirmam que se transformará em furacão ou estará perto de fazê-lo amanhã, sexta-feira.

Segundo a trajetória prevista, "o centro de "Karen" se aproximará da costa americana no próximo sábado".

Foi emitido um alerta de furacão (passo do sistema em 48 horas) de Grand Isle, no estado da Louisiana, até Indiana Pass, na Flórida, e outro alerta de tempestade de Grand Isle até Morgan City, na Louisiana, e a área metropolitana de Nova Orleans e lagos de Maurepas e Pontchartrain, nos Estados Unidos.

Nova Orleans e a costa da Louisiana foram castigadas em 2005 pelo furacão Katrina, que deixou 1.800 mortos e danos materiais que somaram 80 bilhões, e se tornou um dos cinco mais graves da história.

Uma tempestade se transforma em furacão quando os ventos máximos sustentados alcançam os 119 km/h na escala de Saffir-Simpson, de um máximo de cinco.

Os meteorologistas do NHC advertiram que "Karen" provocará intensas chuvas sobre partes do oeste de Cuba e o nordeste da península de Iucatã, no México.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChuvasFuracõesMéxico

Mais de Mundo

Ucrânia denuncia ataque russo em larga escala contra sistema de energia

Biden visita a Amazônia em meio a temores com retorno de Trump ao poder

Agenda do G20 no Brasil entra na reta final; veja o que será debatido entre os líderes globais

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia