Chicago, Estados Unidos - Um eventual governo de Kamala Harris como presidente dos Estados Unidos deverá manter a estratégia atual de contar com o Brasil para ajudar a resolver a crise na Venezuela. A avaliação é de Katie Tobin, ex-assessora do governo de Joe Biden.
"O trabalho e o papel que o Brasil e a Colômbia têm feito, em coalizão com os Estados Unidos, tem sido parte de realmente colocar pressão no regime de Maduro para aceitar os resultados da eleição de 28 de julho. Ouvi do secretário Blinken, do presidente e da vice-presidente. Há um sentimento forte de que a oposição venceu a eleição, e estamos encorajando Maduro a aceitar os resultados", disse Tobin, durante conversa com jornalistas na Convenção Democrata.
"A região vem lutando com a crise de migração há quase uma década. Países com o Brasil foram muito impactados, e a melhor coisa que poderia ter acontecido foram eleições livres e justas, para virar a página, para que os venezuelanos que estejam fora do país possam voltar, se quiserem, e reconstruir seu país", prosseguiu.
Tobin foi a principal assessora de Biden para questões de imigração e fez parte do Conselho de Segurança Nacional, durante três anos. Hoje, ela é pesquisadora do Carnegie Endowment for International Peace.
"O futuro é incerto agora, por causa do resultado das eleições, mas podemos garantir, tendo trabalhado de forma próxima com a administração nos últimos três anos, que eles vão continuar a trabalhar com os parceiros pela região para pressionar Maduro a fazer a coisa certa", concluiu a ex-assessora.
Eleições questionadas na Venezuela
Em 28 de julho, houve eleições presidenciais na Venezuela, cujos resultados foram questionados pela oposição e por vários países, incluindo Estados Unidos e Brasil. O órgão eleitoral da Venezuela apontou vitória do presidente Nicolás Maduro, para um terceiro mandato, mas não detalhou os dados da votação.
A oposição diz ter recolhido atas das sessões eleitorais que comprovam sua vitória. Maduro vem sendo pressionado por vários países, inclusive o Brasil, a revelar os dados da votação, mas ele já foi declarado vencedor pelo órgão eleitoral.
O governo Maduro tem perseguido opositores. Membros do regime têm defendido punições para as pessoas que questionam o resultado das eleições.
Maduro está no cargo desde 2012 e assumiu o cargo após a morte de Hugo Chávez, de quem era vice. Com isso, um mesmo grupo político está no poder na Venezuela desde 1999. Nos últimos anos, houve uma forte crise econômica, que levou milhões de venezuelanos a deixarem o país.
-
1/20
Pessoas batem em panelas em manifestação após a eleição de Maduro, em Caracas, na segunda-feira
(Pessoas batem em panelas em manifestação após a eleição de Maduro, em Caracas, na segunda-feira)
-
2/20
Um homem cobre o rosto com gás lacrimogêneo durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas, na segunda-feira
(Um homem cobre o rosto com gás lacrimogêneo durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas, na segunda-feira)
-
3/20
Manifestantes montaram uma barricada durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Valência, no estado de Carabobo.
(Manifestantes montaram uma barricada durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Valência, no estado de Carabobo.)
-
4/20
Um manifestante chuta uma faixa de campanha do presidente venezuelano Nicolás Maduro durante um protesto em Valência, no estado de Carabobo.
(Um manifestante chuta uma faixa de campanha do presidente venezuelano Nicolás Maduro durante um protesto em Valência, no estado de Carabobo.)
-
5/20
Policiais removem destroços durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.
(Policiais removem destroços durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.)
-
6/20
Um manifestante devolve à polícia uma lata de gás lacrimogêneo durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.
(Um manifestante devolve à polícia uma lata de gás lacrimogêneo durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.)
-
7/20
Manifestantes incendiaram uma barricada durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.
(Manifestantes incendiaram uma barricada durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.)
-
8/20
Opositor ao governo pisa num cartaz de campanha eleitoral com a imagem de Maduro durante um protesto no bairro Petare, em Caracas, na segunda-feira
(Opositor ao governo pisa num cartaz de campanha eleitoral com a imagem de Maduro durante um protesto no bairro Petare, em Caracas, na segunda-feira)
-
9/20
Manifestantes entram em confronto com a polícia perto de um carro blindado da polícia durante um protesto contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.
(Manifestantes entram em confronto com a polícia perto de um carro blindado da polícia durante um protesto contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.)
-
10/20
Um policial carrega um colega ferido durante um protesto contra o governo do presidente Nicolás Maduro em Caracas.
(Um policial carrega um colega ferido durante um protesto contra o governo do presidente Nicolás Maduro em Caracas.)
-
11/20
Os opositores do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro protestam no bairro Catia, em Caracas.
(Os opositores do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro protestam no bairro Catia, em Caracas.)
-
12/20
Opositor do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro protestam no bairro Catia, em Caracas.
(Opositor do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro protestam no bairro Catia, em Caracas.)
-
13/20
Os opositores do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro protestam no bairro Catia, em Caracas.
(Os opositores do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro protestam no bairro Catia, em Caracas.)
-
14/20
Um oponente do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro bate uma panela durante um protesto no bairro Catia, em Caracas.
(Um oponente do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro bate uma panela durante um protesto no bairro Catia, em Caracas.)
-
15/20
Um manifestante bate uma panela na cabeça durante um protesto contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.
(Um manifestante bate uma panela na cabeça durante um protesto contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.)
-
16/20
Um policial cai no chão ferido durante um protesto contra o governo do presidente Nicolás Maduro em Caracas.
(Um policial cai no chão ferido durante um protesto contra o governo do presidente Nicolás Maduro em Caracas..)
-
17/20
Manifestantes participam de um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Valência, no estado de Carabobo.
(Manifestantes participam de um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Valência, no estado de Carabobo.)
-
18/20
Manifestantes queimam um cartaz publicitário durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.
(Manifestantes queimam um cartaz publicitário durante um protesto contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.)
-
19/20
Oponentes do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro entram em confronto com a polícia de choque durante um protesto no bairro de Catia, em Caracas.
(Oponentes do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro entram em confronto com a polícia de choque durante um protesto no bairro de Catia, em Caracas.)
-
20/20
Policiais protegem-se dos manifestantes durante um protesto contra o governo do presidente Nicolás Maduro em Caracas.
(Policiais protegem-se dos manifestantes durante um protesto contra o governo do presidente Nicolás Maduro em Caracas.)