Justiça belga anunciará condenação de Abdeslam em abril

A polícia belga irá decretar a pena de Salah Abdeslam, o único terrorista que sobreviveu ao atentado que matou 130 pessoas em Paris

O tribunal correcional de Bruxelas, que julga Salah Abdeslam, único sobrevivente das células que atacaram Paris em novembro de 2015, por um tiroteio com a polícia belga em 15 de março de 2016 durante sua fuga, anunciou nesta quinta-feira que o veredicto será divulgado em 23 de abril.

Para este julgamento Abdeslam, detido na França, compareceu ao tribunal de Bruxelas em fevereiro.

O francês de origem marroquina de 28 anos é o único sobrevivente dos atentados de 13 de novembro de 2015 na França, que deixaram 130 mortos. Ele é julgado na Bélgica ao lado do suposto cúmplice, o tunisiano Sofiane Ayari, de 24 anos.

A Promotoria pediu para ambos penas de 20 anos de prisão, com 13 anos sem possibilidade de condicional.

No dia 15 de março de 2016, policiais franceses e belgas foram surpreendidos por tiros durante uma operação de rotina em Bruxelas, como parte da investigação dos atentados de novembro de 2015.

Três policiais ficaram feridos e um argelino de 35 anos, que dava cobertura à fuga de Abdeslam e Ayari, morreu.

Abdeslam e Ayari foram detidos três dias depois, em 18 de março, em Molenbeek, uma prisão que os investigadores consideram como o detonador dos atentados de 22 de março na capital belga que deixaram 32 mortos.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.