Mundo

Juncker diz que independência catalã pode inspirar outras regiões

Presidente da Comissão Europeia acrescentou que o Executivo comunitário não atua como mediador na situação política espanhola

Jean-Claude Juncker: "se a Catalunha se transforma em (um Estado) independente, outros fariam o mesmo. Não gosto disso" (Sean Gallup/Getty Images)

Jean-Claude Juncker: "se a Catalunha se transforma em (um Estado) independente, outros fariam o mesmo. Não gosto disso" (Sean Gallup/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 13 de outubro de 2017 às 07h45.

Última atualização em 13 de outubro de 2017 às 08h48.

Bruxelas - O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, disse nesta sexta-feira que não deseja que a Catalunha se torne independente, uma vez que a secessão catalã encorajaria outras regiões a fazer o mesmo e tornaria muito difícil governar a União Europeia (UE).

"Se nós permitirmos que a Catalunha, e isso não é nosso negócio, se separe, outros farão o mesmo. Eu não quero isso", disse Juncker durante discurso na Universidade de Luxemburgo.

Juncker disse ainda que está "muito preocupado" com tendências separatistas na Europa e incentivou o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, a garantir que a situação seja resolvida.

Em referência aos pedidos da Catalunha por mediação da UE para a crise sobre a independência, Juncker disse que a Comissão não pode mediar se apenas um dos lados quiser. A UE tem dito que confia que Rajoy resolverá a situação, que diz ver como uma questão interna espanhola.

Acompanhe tudo sobre:CatalunhaEspanhaEuropa

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido