Mundo

Juiz bloqueia decisão de Trump de encerrar programa de imigração

Decisão garantiu proteção a cerca de 800 mil jovens imigrantes durante o governo Obama e é popularmente conhecido como "Dreamers"

Donald Trump: justiça americana barrou a decisão do presidente de acabar com um programa que impede a deportação de jovens imigrantes (Mussa Qawasma/Reuters)

Donald Trump: justiça americana barrou a decisão do presidente de acabar com um programa que impede a deportação de jovens imigrantes (Mussa Qawasma/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de janeiro de 2018 às 06h53.

Um juiz federal em São Francisco bloqueou temporariamente na terça-feira à noite a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de acabar com um programa que impede a deportação de jovens imigrantes.

Num veredicto de 49 páginas, o juiz William Alsup decidiu manter o programa, que garantiu proteção a cerca de 800 mil jovens imigrantes durante o governo Obama e é popularmente conhecido como "Dreamers".

Alsup levou em consideração cinco processos separados que desafiaram a decisão de Trump de cancelar o programa, anunciada em 5 de setembro do ano passado.

Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, o veredicto do juiz não muda o fato de que o programa tentou contornar o Congresso ilegalmente e a agência está no seu direito de encerrá-lo.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Imigração

Mais de Mundo

Veja tudo o que se sabe sobre a explosão de carro da Tesla em frente a hotel de Trump em Las Vegas

Talibã proíbe janelas com vista para casas vizinhas onde moram mulheres

Tiroteio no lado de fora de boate de Nova York deixa pelo menos 10 feridos

Presidente da Jeju Air é proibido de sair da Coreia do Sul após acidente que deixou 179 mortos