Mundo

Joule é o primeiro carro elétrico sul-africano

Economia com combustível pode chegar a 90% e os custos de manutenção podem ser reduzidos em 50%

Além de ser totalmente elétrico e não emitir gases de efeito estufa, o fabricante garante que o automóvel chega a ser até cinco vezes mais eficiente energeticamente que os modelos movidos a gasolina ou diesel (Divulgação)

Além de ser totalmente elétrico e não emitir gases de efeito estufa, o fabricante garante que o automóvel chega a ser até cinco vezes mais eficiente energeticamente que os modelos movidos a gasolina ou diesel (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2011 às 15h24.

São Paulo - A África do Sul se mostra interessada em entrar no mercado de fabricação de automóveis elétricos. O primeiro modelo do país é o Joule, fabricado pela empresa Optimal Energy, com espaço para cinco passageiros e design elegante.

O carro ainda não conta com tecnologias tão avançadas quanto os outros modelos elétricos, como o Nissan Leaf ou o novo Honda Fit elétrico, mas já é um grande passo da África do Sul em direção ao desenvolvimento sustentável. O projeto contou com investimentos privados, da Optimal Energy, e apoio governamental.

Além de ser totalmente elétrico e não emitir gases de efeito estufa, o fabricante garante que o automóvel chega a ser até cinco vezes mais eficiente energeticamente que os modelos movidos a gasolina ou diesel. O Joule é equipado com uma bateria de íon-lítio reciclável, feita sem a utilização de metais pesados e capaz de oferecer autonomia de 300 quilômetros, após ser recarregada por sete horas.

Apesar de ser um carro elétrico, o modelo sul-africano não deixa a desejar no quesito potência. Ele é capaz de ir de zero a 60km/h em cinco segundos e tem velocidade máxima de 135 km/h, caracterizando-o como o modelo ideal para as cidades.

Ainda como benefício deste carro, a Optimal Energy garante que a economia com combustível pode chegar a 90% e os custos de manutenção podem ser reduzidos em 50%. O Joule poderá ser recarregado em qualquer tomada de 220V e sairá de fábrica equipado com tecnologias para conectar Bluetooth, iPod e outros equipamentos eletrônicos. A expectativa é que o carro esteja disponível no mercado até 2015.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulAutoindústriaCarrosCarros elétricosVeículos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia