Mundo

Jornalista americano diz que Trump anunciará guerra com a Venezuela hoje à noite

De acordo com Tucker Carlson, a informação teria sido dada a membros do Congresso, que foram alertados de que uma guerra se aproxima

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 17 de dezembro de 2025 às 18h41.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O jornalista americano Tucker Carlson declarou nesta quarta-feira, 17, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode anunciar uma guerra com a Venezuela durante um discurso à nação previsto para aquela noite.

Segundo Carlson, a informação teria sido dada a membros do Congresso, que foram alertados de que uma guerra se aproxima e será formalmente anunciada pelo presidente.

O discurso, que ocorrerá às 21h (horário local, 23h de Brasília), é esperado para fazer um balanço do quase primeiro ano do governo de Trump, além de apresentar seus planos para os próximos três anos, como foi indicado pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt. Espera-se também que Trump aborde os esforços para reduzir o custo de vida, uma preocupação crescente entre seus eleitores, que têm criticado o foco do presidente em questões de política externa em detrimento de problemas internos.

O discurso ocorre em meio a uma crescente tensão no Caribe, onde os Estados Unidos têm mobilizado uma grande força militar, alegando a necessidade de combater o narcotráfico. Isso incluiu bombardeios contra embarcações supostamente usadas por traficantes, com um saldo de 95 mortes.

Trump, em sua conta na rede Truth Social, afirmou que a Venezuela está cercada pela "maior armada já reunida na história da América do Sul" e exigiu que o país devolva todos os "petroleiros, terras e outros ativos que roubou" dos Estados Unidos. Na última semana, os EUA confiscaram um navio petroleiro perto da costa venezuelana e, recentemente, ordenaram o bloqueio total de todos os petroleiros sancionados que entrem ou saiam da Venezuela.

O cenário está marcado por um aumento de tensões geopolíticas e militares entre os dois países, com os Estados Unidos adotando medidas agressivas contra a Venezuela no contexto do controle sobre recursos naturais, como o petróleo.

(Com informações da agência EFE)

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Nicolás Maduro

Mais de Mundo

Indústria automotiva global depende cada vez mais da China, afirma instituto alemão

UE chega a acordo provisório sobre salvaguardas de tratado com Mercosul

UE-Mercosul: 'Se a gente não fizer agora, o Brasil não fará mais acordo', diz Lula

Rússia afirma que existem 'condições reais' para a guerra continuar em 2026