Mundo

Jornal publica jogo que eletrocuta políticos corruptos

Diário do Povo publicou jogo online no qual os usuários podem ganhar pontos ao eletrocutar políticos corruptos


	Congresso do Partido Comunista da China em 2013: jornal encoraja os leitores a participar do jogo, denominado "Luta contra a Corrupção"
 (Getty Images)

Congresso do Partido Comunista da China em 2013: jornal encoraja os leitores a participar do jogo, denominado "Luta contra a Corrupção" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 08h27.

Pequim - O principal jornal porta-voz do Partido Comunista da China (PCCh), "Diário do Povo", publicou nesta quinta-feira um jogo online no qual os usuários podem ganhar pontos ao eletrocutar políticos corruptos.

O jornal encoraja os leitores a participar do jogo, denominado "Luta contra a Corrupção", e afirma que "todos têm responsabilidade na luta contra a corrupção e o desvio de verbas e conduta".

O jogo se desenvolve em uma prisão com oito janelas, nas quais de vez em quando um corrupto tenta escapar e o jogador deve impedi-lo disparando com uma pistola elétrica ou "taser".

Na tela aparecem quatro tipos de corruptos chineses: um que suborna, outro que ganha grandes fortunas ilicitamente, outro que exerce o tráfico de influência e um quarto que parece ter relações extramatrimoniais (o PCCh também persegue o adultério entre seus altos cargos).

Dar uma descarga a cada um destes personagens, que com a passagem do tempo ficam cada vez mais rápidos, dá 100 pontos ao jogador, embora este possa perder pontos se se equivocar e utilizar o "taser" contra os policiais que também aparecem intermitentemente.

O jogo faz parte de uma campanha anticorrupção que o presidente da China, Xi Jinping, deu início ao chegar ao poder e que culminou em grandes penas de prisão a ex-altos cargos como o ex-ministro de Ferrovias Liu Zhijun e o antigo secretário- geral da metrópole de Chongqing Bo Xilai.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileCorrupçãoEscândalosFraudesJogos online

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil