Mundo

John Kerry irá a vários países do Oriente Médio

Secretário de Estado vai viajar para o Oriente Médio na semana que vem para se encontrar com o rei da Arábia Saudita e com autoridades palestinas e israelenses


	John Kerry: além de ir a Riad, Jerusalém e Belém, Kerry fará paradas na Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Argélia e Marrocos durante a viagem de nove dias
 (AFP)

John Kerry: além de ir a Riad, Jerusalém e Belém, Kerry fará paradas na Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Argélia e Marrocos durante a viagem de nove dias (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2013 às 13h37.

Washington - O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, vai viajar para o Oriente Médio na semana que vem para se encontrar com o rei da Arábia Saudita, Abdullah, e também com autoridades palestinas e israelenses para discutir a estabilidade na região, o Irã e outros assuntos.

De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira pelo Departamento de Estado, além de ir a Riad, Jerusalém e Belém, Kerry fará paradas na Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Argélia e Marrocos durante a viagem de nove dias, de 3 a 11 de novembro. Além do Oriente Médio, a Polônia também está no itinerário.

Kerry vai "discutir uma ampla gama de assuntos bilaterais e regionais" com Abdullah e "o relacionamento EUA-Arábia Saudita, dada a importância do trabalho entre nossos dois países em desafios compartilhados", disse a porta-voz do departamento, Jen Psaki, em um comunicado.

A visita do principal diplomata dos EUA a Riad ocorre depois de uma rara queixa em público de importantes membros da família que governa a Arábia Saudita, as quais refletem a frustração do reino com os EUA pelo que consideram ser sua falta de ação em relação à Síria, o engajamento em diplomacia com o Irã e a frieza quanto ao governo militar no Egito.

Segundo o departamento, Kerry vai conversar com dirigentes palestinos e israelenses sobre as negociações em andamento sobre o status final e outros temas regionais. O secretário também abordará a questão iraniana com os israelenses.

Na segunda-feira Kerry havia dito que poderia ir ao Egito nas próximas semanas, mas o Cairo não está incluído no itinerário dessa viagem.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEstados Unidos (EUA)John KerryOriente MédioPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Milei agradece ao Brasil por assumir custódia da embaixada argentina na Venezuela

Exército israelense anuncia que comandante militar do Hamas foi 'eliminado' em bombardeio em julho

Blinken pede a “todas as partes” no Oriente Médio que evitem escalada de violência

Líder chavista afirma que Freddy Superlano “está detido e falando muito bem”

Mais na Exame