Cairo - A morte do ator Robin Williams, encontrado em sua casa com um cinto em volta do pescoço na manhã da última segunda-feira, também foi lembrada pelos jihadistas do Estado Islâmico (EI), que lamentaram sua morte e recordaram seus filmes em vários debates abertos nas redes sociais.
Isso prova que a morte do artista não passou despercebida pelos extremistas que estão combatendo entre a Síria e o Iraque, após a declaração de "um califado" nos territórios que controlam em ambos os países.
Um dos radicais, que iniciou um debate no Twitter e escreve sob a identidade de Abdullah, critica o artista por suas visitas às tropas americanas no Iraque e Afeganistão, mas assegura que ele seguirá desfrutando de filmes "pegajosos" como "Jumanji".
Em seu perfil no Twitter, Abdullah assegura ter 19 anos e se declara salafista, anti-xiita, pró-Estado Islâmico, contra a democracia, leal ao califado e oposto aos infiéis.
Abdullah diz que o ator americano o encantava, já que assistiu muitos filmes com ele em sua infância, enquanto outro jihadista, identificado como Hazimi Nasser, responde: "Eu também seguia e colecionava seus filmes. Apesar de ser coisas do passado, as lembranças seguem intactas em minha mente".
O comentário de Abdullah provocou rapidamente respostas sobre os gostos cinematográficos dos jihadistas.
Um deles, identificado como Ibn Fulan, assegurou que entre seus filmes favoritos está "O Rei Leão", da Disney.
"Estou realmente preocupado porque as pessoas estão mostrando mais motivação para falar de seus filmes favoritos em vez de debater sobre a jihad. Eu estou aqui para publicar notícias e não para avaliar comédias românticas", completou o fã da Disney.
Outro perfil de Twitter responde que "o ser humano não está para semear o terror", fazendo referência a um versículo do Alcorão.
Na sequência do debate, outro radical questiona o fato de ser "difícil de imaginar que um "mujahid" apoie o Estado Islâmico e veja filmes ao mesmo tempo".
"Não há muitos filmes de Hollywood que se alinhem com uma interpretação fundamentalista do islã", lamentou outro jihadista, identificado como James Griffiths.
Outro autoproclamado jihadista, sob o pseudônimo de Junick, assegurou ser "consciente" da importância do cinema, mas que "é um pouco ridículo falar disso para quem cresceu em uma cabana".
Os extremistas do EI estão utilizando as redes sociais, como Facebook e Twitter, para divulgar sua ideologia e reivindicar seus atos terroristas, embora seja difícil comprovar a autenticidade de suas contas.
-
1. Os clássicos de Robin Williams
zoom_out_map
1/11 (Reprodução/Patch Adams)
São Paulo - O
ator e comediante americano Robin WIlliams
foi encontrado morto em sua casa, aos 63 anos. Começando sua carreira artística em standups e em seriados televisivos, o ator se tornou mais conhecido por seus trabalhos no
cinema. Apesar de ter atuado principalmente em comédias e
filmes para todas as idades, como "Jumanji" (1995) e "Flubber - Uma Invenção Desmiolada" (1997), foi com o emocionante drama "Gênio Indomável" (1998) que o ator levou o Oscar por melhor ator coadjuvante. Veja a seguir outros filmes memoráveis de que Robin Williams participou.
-
2. Bom Dia, Vietnã - 1987
zoom_out_map
2/11
O filme de comédia dramática, ambientado em um momento de guerra, fez com que Robin Williams fosse indicado ao Oscar de melhor ator.
-
3. A Sociedade dos Poetas Mortos - 1989
zoom_out_map
3/11
No famoso filme, o ator interpreta o professor John Keating, que inspira os alunos de uma escola preparatória para jovens a seguirem suas paixões, por métodos nada ortodoxos. Por sua atuação, Robin Williams foi indicado ao Oscar de melhor ator.
-
4. Tempo de Despertar - 1990
zoom_out_map
4/11
Em "Tempo de Despertar", Robin Williams interpreta o médico neurologista Malcolm Sayer. Ele foi indicado ao Globo de Ouro por melhor ator de longa-metragem de drama.
-
5. O Pescador de Ilusões - 1991
zoom_out_map
5/11
Na comédia dramática, Robin Williams é Parry, um ex-professor de história medieval que se transformou num mendigo vivendo num mundo imaginário. Williams foi indicado para o Oscar de melhor ator coadjuvante e ganhou o Globo de Ouro de melhor ator de longa-metragem musical ou comédia.
-
6. Uma Babá Quase Perfeita - 1993
zoom_out_map
6/11
Na comédia dirigida por Chris Columbus e baseada em um romance de Anne Fine, Williams interpreta o protagonista, Daniel Hillard, que se disfarça de mulher e vai trabalhar como babá de seus filhos. O ator ganhou o Globo de Ouro de melhor ator de longa-metragem musical ou comédia.
-
7. Jumanji - 1995
zoom_out_map
7/11
O filme americano, muito conhecido pelos brasileiros, foi baseado em um livro infantil de 1982. Robin Williams interpreta Alan Parrish, o filho de um empresário que descobre que dentro de um baú velho há um jogo místico chamado "Jumanji".
-
8. Gênio Indomável - 1997
zoom_out_map
8/11
O drama da história do jovem Will Hunting, que é revelado como um gênio da matemática, rendeu a Robin Williams o Oscar por melhor ator coadjuvante, no papel do terapeuta Sean Maguire.
-
9. Flubber - Uma Invenção Desmiolada - 1997
zoom_out_map
9/11
Na conhecida comédia, Williams é um brilhante mas distraído professor universitário que tenta aperfeiçoar uma subtância que descobriu por acaso em seu laboratório no porão.
-
10. Patch Adams - O Amor é Contagioso - 1998
zoom_out_map
10/11
Robin Williams interpreta Hunter "Patch" Adams, que, após uma tentativa de suicídio, descobre o dom de poder ajudar as pessoas usando o bom humor. O ator foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator de longa-metragem musical ou comédia.
-
11. A.I. - Inteligência Artificial - 2001
zoom_out_map
11/11
No filme, que foi dirigido por Steven Spielberg a partir de um projeto de Stanley Kubrick, Robin Williams dubla a voz do supercomputador holográfico Dr. Saber ("Dr. Know").