Mundo

Japão registra inflação pela primeira vez em mais de 2 anos

O indicador, que exclui os alimentos frescos devido a sua excessiva volatilidade, chegou a 99,8 pontos com relação à base de 100 estabelecida em 2005

Naoto Kan, primeiro-ministro do Japão: Tepco tem de relatar passo a passo os trabalhos em Fukushima (Kiyoshi Ota/Getty Images)

Naoto Kan, primeiro-ministro do Japão: Tepco tem de relatar passo a passo os trabalhos em Fukushima (Kiyoshi Ota/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2011 às 23h34.

Tóquio - O índice de preços ao consumidor (IPC) japonês subiu 0,6% em abril com relação ao mesmo mês do ano anterior, o primeiro aumento em dois anos e quatro meses, segundo dados publicados pelo Governo nesta sexta-feira.

O indicador, que exclui os alimentos frescos devido a sua excessiva volatilidade, chegou a 99,8 pontos com relação à base de 100 estabelecida em 2005, segundo dados preliminares do Ministério do Interior e Comunicações.

O resultado vai ao encontro das previsões dos analistas consultados pela agência "Kyodo".

Em Tóquio, onde a análise dos preços corresponde ao mês de maio, o IPC subiu 0,1% na comparação com março, até os 99 pontos, contra os prognósticos que situavam a alta em 0,2%.

Os preços na região metropolitana da capital são considerados um indicador avançado da evolução do IPC em todo o território japonês.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaInflaçãoJapãoPaíses ricosPreços

Mais de Mundo

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza

Lavrov diz que os EUA devem dar “primeiro passo” para restaurar o diálogo com a Rússia