Mundo

Japão e Coreia do Sul vão assinar pacto militar

O pacto - chamado de Acordo Geral de Segurança da Informação Militar - permite que os dois países façam troca de informações sobre a Coreia do Norte

"O Japão tem um vasto material de inteligência sobre a Coreia do Norte e o GSOMIA vai nos beneficiar muito", disse uma fonte ligada às negociações (Hannah Johnston/Getty Images)

"O Japão tem um vasto material de inteligência sobre a Coreia do Norte e o GSOMIA vai nos beneficiar muito", disse uma fonte ligada às negociações (Hannah Johnston/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2012 às 07h41.

Seul - A Coreia do Sul assinará, em breve, um acordo militar com o Japão - o primeiro desde 1945, quando o domínio colonial de Tóquio terminou, revela reportagem divulgada nesta quarta-feira pela agência de notícias "Yonhap", citando uma fonte do governo.

O pacto - chamado de Acordo Geral de Segurança da Informação Militar (GSOMIA, na sigla em inglês) - permite que os dois países façam troca de informações sobre a Coreia do Norte e seus programas nucleares e de mísseis, informou a agência sul-coreana.

"Os dois governos vão assinar oficialmente o acordo ainda esta semana ou, no mais tardar, na próxima", disse a fonte à "Yonhap". "O Japão tem um vasto material de inteligência sobre a Coreia do Norte e o GSOMIA vai nos beneficiar muito", completou. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulJapãoPaíses ricos

Mais de Mundo

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal

Japan Airlines restabelece sistema após sofrer ciberataque

Oposição sul-coreana apresenta moção de impeachment do presidente interino