Japão corre risco de apagão em grande escala
Problemas na usinas nucleares fizeram o país diminuir a produção; governo pede economia no uso de energia
Da Redação
Publicado em 17 de março de 2011 às 20h51.
Tóquio - Uma parte do Japão está sob risco de um corte de energia elétrica em grande escala caso o consumo não seja reduzido, já que a produção caiu em consequência dos danos nas centrais nucleares, advertiu o ministro da Indústria, Banri Kaieda.
A onda de frio no leste do Japão provocou um grande aumento do consumo de energia elétrica, apesar dos cortes planejados por região, explicou o ministro.
A temperatura caiu muito desde quarta-feira à noite nas áreas abastecidas pela Tokyo Electric Power (Tepco), que explora as instalações nucleares de Fukushima, que estão à beira da catástrofe.
Caso as empresas e os cidadãos não se esforcem ao máximo reduzir o consumo de energia elétrica, Tóqui pode ficar às escuras na quinta-feira à noite.
"Esta manhã, o consumo era quase equivalente à produção, o que significa que esta tarde ou noite, em coincidência com os picos tradicionais de consumo, as necessidades poderiam exceder amplamente a oferta e provocar um corte da corrente em grande escala", advertiu o ministro.