Mundo

Janet Yellen permanecerá à frente do Tesouro dos EUA

Segundo funcionários da Casa Branca, em meio à renovação do gabinete de Joe Biden, ela aceitou o pedido

Yellen: Esta decisão garante a estabilidade no Tesouro diante da luta no Congresso para elevar o teto da dívida (Leah Millis/Foto de arquivo/Reuters)

Yellen: Esta decisão garante a estabilidade no Tesouro diante da luta no Congresso para elevar o teto da dívida (Leah Millis/Foto de arquivo/Reuters)

AO

Agência O Globo

Publicado em 10 de janeiro de 2023 às 17h35.

Última atualização em 10 de janeiro de 2023 às 17h38.

O presidente americano, Joe Biden, pediu À secretária do Tesouro, Janet Yellen, que permaneça em seu posto, o que foi aceito por ela, disse nesta terça-feira um funcionário da Casa Branca a par do assunto.

O pedido foi feito em meados de dezembro. Biden está se preparando para a renovação de seu gabinete e surgiram dúvidas sobre quanto tempo Yellen permaneceria em sua administração.

Anteriormente, a Bloomberg informara que Yellen, de 76 anos, estava disposta a seguir como secretária do Tesouro depois das eleições de metade de período. Em novembro, ela disse à NBC que sua intenção era permanecer no cargo "enquanto durasse o atual mandato de Biden". Funcionários do Tesouro não quiseram comentar.

Esta decisão garante a estabilidade no Tesouro diante da luta no Congresso para elevar o teto da dívida e lidar com uma ameaça de recessão à medida em que o Fed (BC americano) eleva as taxas de juros para tentar segurar a inflação.

A mudança também dá a Yellen mais tempo para realizar algumas de suas principais prioridades, incluindo uma reformulação do Internal Revenue Service, reformas no Banco Mundial e aumentar a pressão sobre a Rússia sobre sua guerra na Ucrânia por meio de sanções e o teto do preço do petróleo.

LEIA TAMBÉM: 

Departamento de Estado dos EUA: Bolsonaro tem 30 dias para deixar país ou mudar visto

Biden, Trudeau e López Obrador condenam "ataques à democracia" no Brasil

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Janet Yellen

Mais de Mundo

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei