Mundo

Itália resgata mais de 1.800 imigrantes em mar revolto

Marinha e navios da Guarda Costeira italianos resgataram imigrantes a bordo de barcos em águas agitadas ao longo da Sicília


	Membros da Marinha italiana resgatam imigrantes perto da costa da Sicília: mais de 20.000 imigrantes chegaram por mar à Itália vindos do norte da África e do Oriente Médio
 (AFP)

Membros da Marinha italiana resgatam imigrantes perto da costa da Sicília: mais de 20.000 imigrantes chegaram por mar à Itália vindos do norte da África e do Oriente Médio (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2014 às 17h24.

Roma - A Marinha e navios da Guarda Costeira italianos resgataram mais 1.800 pessoas a bordo de barcos em águas agitadas ao longo da Sicília, disseram autoridades nesta sexta-feira, quando a crise crônica da imigração ilegal continuava na ilha do sul da Itália.

Mais de 20.000 imigrantes chegaram por mar à Itália vindos do norte da África e do Oriente Médio até agora neste ano, somando-se a um movimento de pessoas que tem se intensificado desde as revoltas da Primavera Árabe de 2011 e da guerra civil na Síria.

A Marinha italiana afirmou que um avião de patrulha da Guarda Costeira avistou vários barcos em dificuldade nas águas entre a Sicília e a Tunísia na quinta-feira e que um número de embarcações militares e da Guarda Costeira foi para o local, bem como dois rebocadores civis.

As chegadas mais recentes ocorreram depois que mais de 1.000 imigrantes foram resgatados no início da semana.

A Itália tem enfrentado dificuldades há décadas com um fluxo constante de imigrantes à procura de uma vida melhor na Europa. Eles viajam em barcos pequenos e inseguros do norte da África até a pequena ilha italiana de Lampedusa, no meio do caminho entre a Tunísia e a Sicília.

Mas o problema aumentou após a desordem que tomou conta da Líbia, o que abriu novas oportunidades para contrabandistas de pessoas.

A Itália criou uma força-tarefa naval especial apelidada de Mare Nostrum no ano passado, depois que centenas de pessoas morreram afogadas em dois desastres perto de Lampedusa e tem apelado para mais ajuda da União Europeia para lidar com as chegadas.

Com a aproximação das eleições para o Parlamento Europeu, em maio, a longa situação de emergência ganhou uma crescente importância política. O partido anti-imigração Liga Norte pediu a suspensão da Mare Nostrum.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-barcoEuropaImigraçãoItáliaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Chefe de segurança da usina nuclear de Zaporizhzhya morre em ataque com carro-bomba

Quem é Safieddine, potencial líder do Hezbollah supostamente alvo de ataques israelenses em Beirute?

Ministro das Relações Exteriores do Irã declara apoio ao Hezbollah durante viagem ao Líbano

Ação de nossas forças foi completamente legal e legitima, diz líder Supremo do Irã