Mundo

Israel permite exportação a partir de Gaza pela 1ª vez em 1 ano

Neste ano, os agricultores de Gaza poderão exportar 800 toneladas de morangos e 300 milhões de flores

Israel suavizou o ferrenho bloqueio à Faixa de Gaza em junho, depois dos protestos internacionais (Arquivo/Wikimedia Commons)

Israel suavizou o ferrenho bloqueio à Faixa de Gaza em junho, depois dos protestos internacionais (Arquivo/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2010 às 10h22.

Gaza - Israel permitiu neste domingo a saída de produtos para a exportação da Faixa de Gaza pela primeira vez em um ano, informaram funcionários do Governo de fato do movimento islamita Hamas na faixa palestina. As forças israelenses que mantêm bloqueio à faixa desde junho de 2007 permitiram a saída de 20 mil flores e cinco toneladas de morangos, dirigidas aos consumidores europeus, informou Mahmoud Khalil, diretor da Associação de Flores e Morangos de Gaza.

Os produtos atravessaram nesta manhã o cruzamento de Kerem Shalom, no sudeste de Gaza. "A carga será levada em caminhões israelenses e será transferida ao porto israelense de Ashdod, a partir de onde será levada à Holanda", disse Khalil, que explicou que a exportação ocorre após a chegada de um acordo na semana passada entre agricultores palestinos e as autoridades israelenses, no qual intermediaram diplomatas holandeses.

Neste ano, os agricultores de Gaza poderão exportar 800 toneladas de morangos e 300 milhões de flores, desde que "Israel cumpra compromisso e permita que continue o processo exportador", garantiu diretor da associação. Israel suavizou o ferrenho bloqueio à Faixa de Gaza em junho, depois dos protestos internacionais após o violento ataque militar ao comboio humanitário, que acabou com a morte nove ativistas turcos.

Acompanhe tudo sobre:Comércio exteriorExportaçõesIsraelConflito árabe-israelense

Mais de Mundo

Colisão entre trens deixa 30 feridos e uma pessoa morta em Machu Picchu

Com 35 anos, neta de JFK morre um mês após anunciar câncer terminal

México aumenta tarifas sobre produtos importados — Brasil está na lista

Ladrões usam furadeira e roubam 30 milhões de euros em banco da Alemanha