Mundo

Israel diz ter evitado atentado suicida palestino

Forças de segurança na Cisjordânia capturaram nesta sexta-feira um palestino que estava com um cinturão de explosivos, disseram a polícia e militares

Soldados israelenses: polícia suspeitou de um homem que usava um casaco pesado em um dia quente e ordenou que parasse (Amir Cohen/Reuters)

Soldados israelenses: polícia suspeitou de um homem que usava um casaco pesado em um dia quente e ordenou que parasse (Amir Cohen/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2014 às 08h23.

Jerusalém - Forças de segurança israelenses na Cisjordânia, território ocupado por Israel, capturaram nesta sexta-feira um palestino que estava com um cinturão de explosivos, disseram a polícia e militares, impedindo o que poderia ter sido o primeiro atentado suicida na área em muitos anos.

A polícia de fronteira, encarregada da segurança em um movimentado cruzamento perto da cidade palestina de Nablus, suspeitou de um homem que usava um casaco pesado em um dia quente e ordenou que parasse, disse a repórteres um porta-voz militar, tenente-coronel Peter Lerner.

O homem não identificado, na casa dos 20 anos, imediatamente se deitou na via e levantou a camisa para mostrar que estava com um cinturão de explosivos, segundo o porta-voz.

O artefato foi removido e depois detonado por peritos. Israel passou por uma onda de atentados suicidas uma década atrás, durante o auge de um levante palestino.

No entanto, os últimos ataques do tipo ocorreram em 2008 e Lerner disse que a inteligência militar não tinha nenhuma indicação de algum ataque específico no momento. "

Havia 12 tubos de aço ligados a fios", afirmou Lerner. "Ele disse que deveria ativá-los. 'Toque-o e ative', foi o termo que ele usou." "É um incidente atípico", disse o porta-voz, observando que as forças de segurança ainda não sabem se o homem, que veio de Nablus e estava sendo interrogado, é ligado a algum grupo militante.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseIsraelPalestina

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles