Mundo

Israel anuncia reabertura parcial da passagem de Rafah para civis de Gaza

Fontes da segurança egípcia confirmaram à EFE que Rafah foi aberta neste domingo de forma experimental

Ajuda humanitária parada na Faixa de Gaza, em janeiro de 2025.

Ajuda humanitária parada na Faixa de Gaza, em janeiro de 2025.

Publicado em 1 de fevereiro de 2026 às 14h47.

Última atualização em 1 de fevereiro de 2026 às 14h50.

A passagem de pessoas pela fronteira de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egito, deve começar a operar nesta segunda-feira, segundo informou neste domingo o órgão militar israelense responsável pelos assuntos civis nos territórios ocupados (COGAT). A medida ocorre após um período de preparativos e testes, informou a agência EFE neste domingo, 1º.

Em comunicado, o COGAT afirmou que “espera-se que o movimento de residentes em ambas as direções, entrada e saída de Gaza, comece amanhã”.

Horas antes, o órgão havia indicado que a passagem estava “aberta”, mas em fase piloto, enquanto os atores envolvidos realizavam “preparações preliminares” para a movimentação da população.

Fontes da segurança egípcia confirmaram à EFE que Rafah foi aberta neste domingo de forma experimental, para testar os mecanismos acordados para o trânsito de pessoas e mercadorias.

Segundo o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, estava prevista para este domingo a saída de 150 pessoas do enclave — 50 pacientes e 100 acompanhantes —, embora o órgão tenha informado à EFE que ainda não recebeu notificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para organizar o transporte.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) haviam anunciado anteriormente que a entrada e saída de Gaza por Rafah começariam neste domingo.

De acordo com fontes de segurança egípcias, a passagem terá capacidade inicial para cerca de 200 pessoas, incluindo as que deixam o enclave e as que entram.

“Apenas os residentes aprovados poderão entrar e serão transportados de ônibus até um posto de controle israelense para verificações de identidade”, disse a fonte.

O processo será coordenado com o Egito, mediante autorização de segurança de Israel e sob supervisão da missão da União Europeia.

A passagem de Rafah está fechada desde 7 de maio de 2024, quando Israel bloqueou o acesso de ajuda humanitária pelo local, a principal ligação da Faixa de Gaza com o exterior fora do controle israelense, segundo a EFE.

Acompanhe tudo sobre:IsraelEgitoFaixa de Gaza

Mais de Mundo

Secretário de Energia dos EUA se reúne com Delcy Rodríguez

Trump insiste em negociações com o Irã após encontro com Netanyahu

Zelensky diz que eleições na Ucrânia ocorrerão apenas com 'um cessar-fogo'

Supostos drones de cartéis mexicanos levam EUA a fechar espaço aéreo no Texas