Mundo

Irmão do presidente sul-coreano é preso por corrupção

A corte aceitou o pedido da Promotoria para a detenção de Lee, que foi parlamentar durante seis legislaturas pelo partido governante sul-coreano

Lee Myung-bak: é a primeira vez que o irmão de um presidente sul-coreano é detido (Getty Images)

Lee Myung-bak: é a primeira vez que o irmão de um presidente sul-coreano é detido (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2012 às 23h39.

Seul - Lee Sang-deuk, irmão do presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, foi preso por ordem de um tribunal de Seul que o acusou formalmente de receber subornos de diferentes entidades, informou nesta quarta-feira a agência 'Yonhap'.

De acordo com o tribunal, Lee Sang-deuk teria recebido 600 milhões de wons (US$ 525 mil) entre 2007 e 2011 dos presidentes de duas caixas econômicas, agora suspensas por práticas irregulares e falta de capital, em troca de exercer sua influência para que se livrassem de inspeções e penalizações.

O irmão mais velho do presidente da Coreia do Sul também é acusado de receber outros 700 milhões de wons (US$ 610 mil) em subornos do grupo têxtil Kolon, para o qual trabalhou anteriormente, assim como de outra entidade que não foi identificada.

A corte aceitou o pedido da Promotoria para a detenção de Lee, que foi parlamentar durante seis legislaturas pelo partido governante sul-coreano.

É a primeira vez que o irmão de um presidente sul-coreano é detido, o que representa um duro revés político para Lee Myung-bak, que vive seus últimos meses no cargo à espera das eleições presidenciais de dezembro.

Dezenas de cidadãos que perderam suas economias devido às irregularidades das duas caixas econômicas que supostamente subornaram Lee Sang-deuk jogaram ovos contra o ex-parlamentar quando este foi ao tribunal conhecer a ordem de prisão. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do SulCorrupçãoCrimeEscândalosFraudes

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros