Mundo

Irã vem forçando deportação de afegãos, diz HRW

Human Rights Watch produziu relatório com histórias de pais de família deportados sem terem a chance de avisar seus parentes


	Garotos afegãos tomam sorvete: milhões fugiram para o Irã e o Paquistão nos anos 80 para escapar de uma sangrenta insurgência anti-comunista
 (Omar Sobhani/Reuters)

Garotos afegãos tomam sorvete: milhões fugiram para o Irã e o Paquistão nos anos 80 para escapar de uma sangrenta insurgência anti-comunista (Omar Sobhani/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2013 às 14h58.

Cabul - O Irã está forçando a deportação de milhares de afegãos, violando sua obrigação internacional de proteger refugiados, segundo a Human Rights Watch. O grupo de defesa dos direitos humanos produziu relatório com histórias de pais de família deportados sem terem a chance de avisar seus parentes.

Milhões de afegãos fugiram para o Irã e o Paquistão nos anos 80 para escapar de uma sangrenta insurgência anti-comunista. No pico da guerra, cerca de 5 milhões de refugiados viveram no Paquistão e aproximadamente 4 milhões no Irã.

Atualmente, o HRW estima que cerca de 2 milhões de afegãos ainda vivam no Irã como refugiados sem registro. O Irã se recusa a formalizar a situação da maioria dos refugiados, segundo o pesquisador do HRW para o Oriente Médio e África, Faraz Sanei. Os registrados são 840 mil apenas. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaDireitos civisImigraçãoIrã - País

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA