Mundo

Sobe para 37 números de mortos em terremoto no Irã

O tremor aconteceu em Kaki, perto da cidade de Khormoj. Kaki situa-se 96 quilômetros a sudeste de Busher, cidade que abriga a primeira usina nuclear do país

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2013 às 19h21.

São Paulo - Um terremoto de magnitude 6,3 ocorrido hoje nas proximidades da cidade iraniana de Busher provocou a morte de pelo menos 37 pessoas e deixou centenas de feridos, informaram autoridades locais. Pouco depois, um funcionário do governo assegurou que o forte tremor de terra não danificou a usina nuclear de Busher.

O tremor aconteceu em Kaki, perto da cidade de Khormoj. Kaki situa-se 96 quilômetros a sudeste de Busher, cidade que abriga a primeira usina nuclear do país.

"Não houve danos à usina de energia (atômica) de Busher", assegurou Fereidoun Hasanvand, vice-governador da província de mesmo nome, à televisão iraniana.

Mahmoud Jafari, diretor da usina de Busher, confirmou à agência de notícias Mehr que não houve danos estruturais nem vazamento radioativo. Segundo ele, a instalação é capaz de resistir a terremoto de até 8 graus.

Em sua página na internet, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informa ter sido notificada pelas autoridades iranianas de que não houve danos nem vazamento radioativo na usina de Busher. A AIEA, subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU), afirma ainda que, com base na análise dos dados do terremoto, não considera necessário pedir mais informações a Teerã.

Além das 37 pessoas mortas, 850 foram socorridas em hospitais locais, a maior parte delas com ferimentos superficiais. Hasanvand disse, porém, que cem dos 850 feridos precisaram ser hospitalizados.

A distribuição de água e energia elétrica foi interrompida em diversas áreas, disse Ebrahim Darvishi, governador do distrito de Shonbeh, o mais atingido pelo abalo sísmico. Ele não forneceu, no entanto, detalhes sobre quantos moradores foram afetados.

Segundo a agência semioficial de notícias Fars, moradores assustados correram para as ruas no momento do tremor, que aconteceu às 16h22 locais (8h52 em Brasília).

O terremoto foi sentido em todo o Golfo Pérsico, do Bahrein aos Emirados Árabes Unidos e ao Catar, onde trabalhadores foram retirados de um arranha-céu como precaução.

Na manhã de domingo, um terremoto mais fraco foi registrado em Khormoj. O Irã está localizado sobre falhas sísmicas e registra terremotos diariamente.

Em 2003, cerca de 26 mil pessoas morreram quando um terremoto de magnitude 6,6 atingiu a região e destruiu a histórica cidade de Bam, no sul iraniano. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisIrã - PaísMortesTerremotos

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação