Mundo

Irã nomeia novo embaixador na agência nuclear da ONU

Especialista em desarmamento irá representar o país na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)

Presidente do Irã, Hassan Rohani: troca do representante na AIEA é mais um passo da realocação de cargos desde a posse do presidente moderado (Fars News/Majid Hagdost/Reuters)

Presidente do Irã, Hassan Rohani: troca do representante na AIEA é mais um passo da realocação de cargos desde a posse do presidente moderado (Fars News/Majid Hagdost/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2013 às 19h59.

Dubai - O Irã nomeou um especialista em desarmamento para ser seu novo embaixador na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em mais um passo da realocação de cargos desde a posse do presidente moderado Hassan Rouhani.

Ele ainda não indicou o novo negociador nuclear do país - possivelmente o cargo diplomático mais importante do Irã -, mas o pendor pragmático da sua equipe até agora sinaliza um maior alinhamento da política externa com a política nuclear.

Reza Najafi, que trabalhou em questões de desarmamento na chancelaria iraniana, será o novo embaixador na AIEA, disse a agência de notícias Isna na terça-feira.

Ele substitui Ali Asghar Soltanieh, que desde o começo de 2012 liderava infrutíferas negociações com a AIEA, sob a presidência do conservador Mahmoud Ahmadinejad.

A AIEA pressiona o Irã a aceitar inspeções externas em instalações militares suspeitas de ligação com o desenvolvimento de armas atômicas. Teerã insiste no caráter exclusivamente pacífico das suas atividades nucleares.

Acompanhe tudo sobre:AIEAÁsiaDiplomaciaEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaIrã - PaísONU

Mais de Mundo

Com esgotamento do chavismo, Maduro enfrenta desafio mais difícil nas urnas desde 2013

Dinastia Trump S.A.: Influência de família em campanha sinaliza papel central em possível governo

Após mais de 100 mortes em protestos, Bangladesh desliga internet e decreta toque de recolher

Opinião: A hegemonia do dólar deve ser terminada

Mais na Exame