Mundo

Irã está pronto para ajudar Síria e Iêmen, diz presidente

O presidente iraniano disse que o Irã está preparado para ajudar a levar democracia à Síria e ao Iêmen, países destruídos pela guerra


	Hassan Rohani, presidente do Irã
 (Getty Images)

Hassan Rohani, presidente do Irã (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2015 às 21h16.

O presidente iraniano, Hassan Rohani, disse nesta segunda-feira que o Irã está preparado para ajudar a levar democracia à Síria e ao Iêmen, países destruídos pela guerra, e culpou os Estados Unidos pela disseminação do terrorismo no Oriente Médio.

Em um discurso na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, Rouhani disse que o Irã está pronto para auxiliar na “erradicação do terrorismo e em pavimentar o caminho para a democracia”.

“Assim como ajudamos no estabelecimento da democracia no Iraque e Afeganistão, estamos preparados para ajudar a levar a democracia à Síria e ao Iêmen”, disse Rouhani. Teerã tem fornecido apoio financeiro e militar ao presidente sírio, Bashar al-Assad, ao longo dos quatro anos de guerra civil contra insurgentes e presta suporte aos rebeldes houthis que lutam pelo poder no Iêmen.

Rouhani, que disse anteriormente que o Irã apoiaria a nação síria e Assad “até o fim da estrada”, não mencionou o nome do presidente sírio em seu discurso. Rebeldes contrários a Assad recebem o apoio da Arábia Saudita, uma das principais potências muçulmanas sunitas e adversária regional do Irã, liderado por xiitas. 

O presidente dos EUA, Barack Obama, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, apresentaram visões diferentes, nesta segunda-feira, sobre a resolução da crise síria. Mas Obama afirmou estar disposto a trabalhar com Rússia e Irã para encerrar a guerra.

Rouhani culpou a crise no Oriente Médio ao que caracterizou como uma ocupação de Iraque e Afeganistão pelos Estados Unidos, assim como ao que disse ter sido o apoio de Washington a Israel contra os palestinos.

“Se não tivéssemos a invasão militar dos EUA ao Afeganistão e Iraque, e o apoio não ratificado dos EUA aos atos inumanos do regime sionista contra a nação oprimida da Palestina, hoje os terroristas não teriam desculpas para justificar seus crimes”, afirmou ele.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaSíriaDemocraciaIêmenIrã - PaísHassan Rohani

Mais de Mundo

Trump considera usar Forças Armadas dos EUA para obter a Groenlândia, diz Casa Branca

Reino Unido e França vão estabelecer bases militares na Ucrânia em caso de acordo de paz

Trump diz que sofrerá impeachment se republicanos forem derrotados em eleições

Em reunião na OEA, Brasil condena operação dos EUA na Venezuela