Mundo

Irã e Rússia fecham acordo de US$ 25 bilhões para novas centrais nucleares

Pacto ocorre horas antes do possível restabelecimento de sanções internacionais

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 26 de setembro de 2025 às 10h20.

Irã e Rússia assinaram um acordo de 25 bilhões de dólares (134 bilhões de reais) para a construção de centrais nucleares na República Islâmica, informou a televisão estatal iraniana nesta sexta-feira, 26, poucas horas antes do provável restabelecimento de sanções da ONU contra o Irã.

"Foi assinado um acordo para a construção de quatro centrais nucleares, no valor de 25 bilhões de dólares, em Sirik, Hormozgan, entre a empresa iraniana Hormoz e a russa Rosatom, informou a emissora.

O Irã possui atualmente apenas uma central nuclear operacional em Bushehr, no sul do país, com uma capacidade de 1.000 megawatts, o que representa apenas uma fração das necessidades de energia do país.

Segundo a agência estatal iraniana IRNA, cada uma das futuras usinas terá capacidade de 1.255 megawatts, mas não foram revelados detalhes sobre o cronograma de construção.

Contexto das sanções e negociações

O acordo foi anunciado pouco antes do restabelecimento das sanções automáticas ("snapback"), ativadas pelos países europeus signatários do histórico acordo nuclear de 2015 com o Irã, que voltariam a entrar em vigor no sábado às 0h00 GMT (21h00 de Brasília, sexta-feira).

Reino Unido, França e Alemanha ativaram o mecanismo de sanções no mês passado, depois que acusaram o Irã de violar seus compromissos.

China e Rússia apresentaram um projeto de resolução durante uma sessão do Conselho de Segurança para permitir seis meses adicionais de negociações, mas é improvável que o texto receba o apoio necessário para a aprovação.

Disputa nuclear e histórico de tensões

Os países ocidentais acusam o Irã de tentar desenvolver uma bomba atômica, mas Teerã nega e defende seu direito a um programa nuclear com fins civis.

O governo dos Estados Unidos abandonou unilateralmente o acordo nuclear em 2018, o que levou o Irã a começar a descumprir seus compromissos.

As negociações entre Washington e Teerã para alcançar um novo acordo estavam em curso, mas foram interrompidas pelos ataques de Israel contra o Irã em junho, que desencadearam uma guerra de 12 dias na qual os Estados Unidos participaram dos bombardeios.

O Irã assinou um acordo de cooperação nuclear com a Rússia em 1993 para a construção da central de Bushehr.

Acompanhe tudo sobre:RússiaIrã - PaísEnergia nuclear

Mais de Mundo

Maduro recebe enviado de Xi Jinping em meio a tensão com os EUA

Camboja acusa Tailândia de anexar vila na fronteira após trégua

Crise com EUA sobre canal foi superada, diz presidente do Panamá

Quantos anos você teria na Coreia do Sul?