Mundo

Irã e 6 países iniciam conversas sobre programa nuclear

Eles buscam um entendimento comum sobre as preocupações de que o programa nuclear iraniano possa ser usado para fabricar armas

O grupo do seis países espera que o Irã se comprometa a pelo menos discutir as preocupações sobre o programa de enriquecimento (AFP)

O grupo do seis países espera que o Irã se comprometa a pelo menos discutir as preocupações sobre o programa de enriquecimento (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2012 às 10h54.

Istambul - O chamado grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, Grã-Bretanha, França mais a Alemanha) e o Irã estão reunidos neste sábado para uma tentativa de encontrar um entendimento comum sobre as preocupações de que o programa nuclear iraniano possa ser usado para fabricar armas.

O Irão insiste que não existe tal ambição, mas a comunidade internacional teme que o país possa usar seu programa de enriquecimento de urânio não só para fabricar combustível de reator, mas também o núcleo cindível de armas nucleares.

Após anos de reuniões infrutíferas, ambos os lados expressaram otimismo que progresso suficiente possa ser alcançado agora na segunda rodada de conversações.

O grupo do seis países espera que o Irã se comprometa a pelo menos discutir as preocupações sobre o programa de enriquecimento neste sábado, o que se recusou a fazer nos últimos encontros. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaÁsiaEnergiaIrã - PaísEnergia nuclear

Mais de Mundo

Irã faz alerta a instituições financeiras e cita títulos do Tesouro dos EUA como ‘alvo’

Guerra no Irã chega a 23 dias com ameaças sobre Ormuz e novos ataques

Israel bombardeia ponte estratégica no sul do Líbano e amplia tensão no Oriente Médio

Chefe do Tesouro dos EUA defende ofensiva contra o Irã e fala em 'escalar para desescalar'