Mundo

Irã diz que precisaria de apenas cinco dias para ter arma nuclear

Em 2015, o Irã desistiu de avançar com seu programa de enriquecimento de urânio a 20% em um acordo assinado com potências mundiais

Ali Akbar Salehi: "se houver uma determinação, somos capazes de retomar o enriquecimento a 20% em no máximo cinco dias" (foto/Wikimedia Commons)

Ali Akbar Salehi: "se houver uma determinação, somos capazes de retomar o enriquecimento a 20% em no máximo cinco dias" (foto/Wikimedia Commons)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de agosto de 2017 às 08h06.

Teerã, 22 - O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, afirmou nesta terça-feira, 22, que o país precisaria de apenas cinco dias para retomar o enriquecimento de urânio a 20% - nível que permite que o material seja usado para a construção de arma nuclear.

O site da TV estatal iraniana citou Salehi dizendo: "Se houver uma determinação, somos capazes de retomar o enriquecimento a 20% em no máximo cinco dias".

Em 2015, o Irã desistiu de avançar com seu programa de enriquecimento de urânio a 20% em um acordo assinado com potências mundiais. O acordo levantou sanções e limitou o país a enriquecer o minério a 5%. O Irã tem dito que desenvolve seu programa nuclear para propósitos pacíficos.

Fonte: Associated Press

 

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesEnergia nuclearIrã - País

Mais de Mundo

Eleição na Venezuela: Urnas fecham com atraso e oposição pede que eleitores acompanhem contagem

Eleições na Venezuela: compare os planos de governo de Nicolás Maduro e Edmundo González Urrutia

Maduro convoca apoiadores para mobilização de votos de última hora

Venezuelanos protestam em Miami por não poderem votar nas eleições de seu país

Mais na Exame