Mundo

Irã anuncia novo caminho em cooperação com Cuba

O chanceler de Teerã, Mohammad Javad Zarif mencionou a possibilidade de estreitar a cooperação nos setores de indústria, energia e tecnologia científica


	Cuba e Irã: o chanceler cubano reiterou o apoio ao Irã na disputa por seu programa nuclear, que segundo Teerã sempre ha sido pacífico
 (Getty Images)

Cuba e Irã: o chanceler cubano reiterou o apoio ao Irã na disputa por seu programa nuclear, que segundo Teerã sempre ha sido pacífico (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2016 às 16h39.

O Irã quer abrir "um novo caminho" nas relações com Cuba a partir de uma maior cooperação, disse o chanceler de Teerã, Mohammad Javad Zarif, que iniciou nesta segunda-feira em Havana sua visita a vários países latino-americanos.

Zarif elogiou a "resistência" da revolução cubana frente aos Estados Unidos, país com o qual o presidente Raúl Castro restabeleceu relações diplomáticas em 2015 depois de mais de meio século de rivalidade da Guerra Fria.

"Vamos começar um novo caminho nas relações bilaterais com Cuba", expressou à imprensa o chefe da diplomacia iraniana ao iniciar uma reunião com seu homólogo cubano, Bruno Rodríguez.

Zarif mencionou a possibilidade de estreitar a cooperação nos setores de indústria, energia e tecnologia científica.

O chanceler cubano reiterou o apoio ao Irã na disputa por seu programa nuclear, que segundo Teerã sempre ha sido pacífico.

"Continuaremos nos opondo a todas as sanções e medidas coercitivas unilaterais em todos os âmbitos, e em particular os financeiros", declarou Rodríguez, cujo país enfrenta um embargo econômico dos Estados Unidos desde 1962.

Segundo a imprensa estatal cubana, Zarif também visitará Nicarágua, Equador, Chile, Bolívia e Venezuela acompanhado de uma delegação de autoridades e empresários.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaCubaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísPaíses ricos

Mais de Mundo

Para aumentar inovação, Xangai emite regulamento para gestão de projetos de tecnologias disruptivas

Aprovação de Lei de Bases marca nova fase de Milei, diz analista argentino

Irã está expandindo suas capacidades nucleares, diz agência de energia atômica da ONU

Inflação na Argentina cai pela metade e atinge 4,2% em maio

Mais na Exame