Mundo

Irã anuncia construção de nova usina nuclear com a Rússia

Atualmente o país sofre uma série de sanções internacionais por suspeitas de que produza armas nucleares nas usinas


	O chanceler iraniano, Ali Akbar Salehi: o diplomata reiterou que o uso é “exclusivamente civil”
 (Thomas Kienzle/AFP)

O chanceler iraniano, Ali Akbar Salehi: o diplomata reiterou que o uso é “exclusivamente civil” (Thomas Kienzle/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2013 às 06h56.

Brasília – O governo do Irã anunciou que vai construir uma nova usina nuclear com o apoio da Rússia. O ministro de Assuntos Exteriores, Ali Akbar Salehi, disse ter negociado acordos com as autoridades russas que possibilitarão a construção. Não foram fornecidos, porém, detalhes sobre a usina, quando será construída ou como funcionará.

Atualmente o Irã sofre uma série de limitações, impostas por parte da comunidade internacional, por suspeitas de que o país produza armas nucleares. As autoridades iranianas rebatem as desconfianças, argumentando que a produção é para fins pacíficos. Akbar Salehi ressaltou que a energia nuclear é útil para questões comerciais e reiterou que o uso é “exclusivamente civil”.

No último dia 6, o novo presidente do Irã, Hassan Rohani, propôs um “diálogo construtivo” com o Ocidente para solucionar o contencioso do programa nuclear. Rohani disse que não é “pessimista” sobre a possibilidade de chegar a um acordo, mas insistiu que o Irã não vai desistir do seu direito de desenvolver tecnologia nuclear.

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) e autoridades do Irã tentam negociar a inspeção das usinas por peritos internacionais e a verificação do trabalho desenvolvido no programa nuclear iraniano. Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaIrã - PaísRússiaUsinas nucleares

Mais de Mundo

Espanha concede asilo a líder oposicionista venezuelano Edmundo González Urrutia

EUA enviam delegação à Síria para discutir a transição com o governo interino

Japão inspeciona base militar dos EUA após vazamento químico

Maduro nega que Venezuela tenha “presos políticos” após crise pós-eleitoral