Mundo

Irã afirma que últimas conversas com Kerry foram positivas

Ministro Zarif assinalou que ainda sobram "um ou dois assuntos" para resolver que precisam de mais diálogo devido a sua difícil natureza


	Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, cumprimenta ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif
 (Rick Wilking/Reuters)

Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, cumprimenta ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif (Rick Wilking/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2015 às 14h43.

Teerã - O ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, afirmou nesta sexta-feira que a última conversa com o secretário do departamento de Estado americano, John Kerry, foi "positiva" e centrada em encontrar "soluções para os muito sensíveis pontos" a que a negociação chegou sobre o programa nuclear de seu país.

Segundo o ministro afirmou que "houve uma boa conversa" com Kerry.

Mesmo assim, Zarif assinalou que ainda sobram "um ou dois assuntos" para resolver que precisam de mais diálogo devido a sua difícil natureza.

Desde ontem as equipes negociadas estão em Lausanne, na Suíça, para a oitava rodada de conversas com Kerry, que buscam chegar a um acordo que permita o desenvolvimento pacífico do programa nuclear iraniano em troca da suspensão das sanções internacionais que pesam sobre o país.

Em princípio, as reuniões de hoje seriam as últimas desta rodada, mas foram estendidas até amanhã.

A partir de sábado as delegações voltarão aos seus respectivos países e voltarão a se reunir em meados da próxima semana.

Na semana passada, após uma rodada de negociações também na Suíça, o Irã e o G5+1 (formado pelos membros permanentes do Conselho de Segurança mais a Alemanha) reconheceram avanços nas conversas e ressaltaram a proximidade de um pacto.

As partes estabeleceram dia 31 de março como data limite para a assinatura de uma minuta sobre o controvertido programa nuclear da República Islâmica que permita avançar em direção a um compromisso definitivo antes de 30 de junho.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísPaíses ricosTestes nucleares

Mais de Mundo

Incêndio em Los Angeles deixam 11 mortos e 13 desaparecidos

Ucrânia anuncia estar interrogando dois soldados norte-coreanos detidos

Colisão de bondes deixa pelo menos 20 feridos no nordeste da França; vídeo

Após posse de Maduro, governo Lula 'deplora' prisão e perseguição de opositores na Venezuela